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DESCARBONIZAÇÃO

Brasil e Noruega avançam na criação de corredor marítimo sustentável

Memorando de Entendimento assinado entre os dois países vai contribuir para a circulação de navios movidos por combustíveis de baixo ou zero carbono
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Publicado em 27/02/2025 16h22
Acordo Brasil Noruega.jpg

O acordo entre Brasil e Noruega contribui para o cumprimento de metas climáticas globais - Foto: Sérgio Francês/MPor

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) firmou, na quarta-feira (26), um Memorando de Entendimento para impulsionar o transporte marítimo sustentável com o governo da Noruega, representado pelo embaixador Odd Magne Ruud, do Ministério do Clima e Meio Ambiente norueguês. O acordo contribui para o cumprimento de metas climáticas globais. A iniciativa prevê a criação de um corredor marítimo entre os dois países, permitindo a circulação de navios movidos por combustíveis de baixo ou zero carbono, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

“Esse é um projeto que vai trazer benefícios para todo o mundo, não apenas para os dois países. Junto com o governo norueguês, nós adotamos um compromisso capaz de tornar o modal marítimo ainda mais sustentável e ecologicamente desenvolvido. Estamos comprometidos em construir um setor que alie desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental, posicionando o Brasil como referência no cenário global”

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República

Além da troca de conhecimento, o documento estabelece um conjunto de ações estratégicas para impulsionar a logística sustentável. Entre as principais medidas estão a viabilização do corredor marítimo de baixo carbono, o fortalecimento da cooperação empresarial entre Brasil e Noruega para a sustentabilidade, o estímulo a cadeias produtivas sustentáveis e o alinhamento com compromissos internacionais, como a Agenda 2030 da ONU e o Acordo de Paris.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a iniciativa é um grande marco para o transporte logístico. “Esse é um projeto que vai trazer benefícios para todo o mundo, não apenas para os dois países. Junto com o governo norueguês, nós adotamos um compromisso capaz de tornar o modal marítimo ainda mais sustentável e ecologicamente desenvolvido. Estamos comprometidos em construir um setor que alie desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental, posicionando o Brasil como referência no cenário global”, disse.

PROJETO — A parceria se insere nos esforços globais para enfrentar as mudanças climáticas e está conectada à "Declaração de Clydebank", firmada na COP26, em 2021, que propõe o desenvolvimento de corredores marítimos verdes. O projeto-piloto contará com a participação de indústrias e institutos de pesquisa para definir rotas e portos estratégicos, além de viabilizar o uso de combustíveis limpos. O Brasil e a Noruega planejam apresentar os primeiros resultados desse trabalho na COP30, que será realizada em Belém, entre 10 e 21 de novembro deste ano.

O embaixador da Noruega, Odd Magne Ruud, ressaltou que os dois países possuem competência para alcançar a sustentabilidade marítima. “Ambos os países possuem o conhecimento e a tecnologia necessários para avançar rumo a um transporte marítimo mais sustentável. Com uma história marítima sólida, a Noruega reafirma seu compromisso com a transição energética e reconhece, nesse projeto inovador, uma oportunidade estratégica para demonstrar ao mundo o potencial de uma navegação mais sustentável”, afirmou.

COMPROMISSO — O Ministério de Portos e Aeroportos vem ampliando iniciativas voltadas à sustentabilidade nos diferentes modais de transporte. Recentemente, lançou a primeira Política de Sustentabilidade da logística nacional, um marco na gestão pública que busca incentivar práticas ambientais responsáveis no setor portuário, aquaviário e aeroportuário. A estratégia envolve a colaboração com associações do setor e demais órgãos para equilibrar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e inclusão social.

AGENDA SUSTENTÁVEL — A implementação dessa política prevê ações tanto no setor público quanto no privado. No âmbito público, será elaborada uma Agenda Anual da Sustentabilidade, contemplando projetos, estudos e possíveis revisões regulatórias. Já para as empresas privadas, a adesão será estimulada por meio do Pacto pela Sustentabilidade, incentivando boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

Entre as medidas planejadas, destacam-se a eletrificação de portos para fornecer energia limpa a navios ancorados e o estímulo ao uso de combustíveis sustentáveis na aviação, como o SAF (Sustainable Aviation Fuel). Segundo a Agenda de Sustentabilidade do Ministério, a implantação do projeto voltado ao modal aquaviário já terá início nos portos brasileiros ainda este ano.

Transporte Aquaviário
Tags: Corredor logístico sustentávelMemorando de entendimentoNoruegaTransporte marítimo
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