Notícias
União Europeia, América Latina e Caribe lançam Rede de Supercomputação no Fórum Global Gateway com participação do LNCC
Nos dias 9 e 10 de outubro, a capital da Bélgica recebeu a segunda edição do Global Gateway Forum, evento promovido pela União Europeia que reuniu líderes mundiais, representantes do setor privado, especialistas, autoridades e membros da sociedade civil para discutir investimentos estratégicos em conectividade digital, desenvolvimento sustentável e cooperação internacional. O Global Gateway é a estratégia da União Europeia para impulsionar conexões limpas, inteligentes e seguras nos setores digital, energético e de transporte, além de reforçar sistemas de saúde, educação e pesquisa. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, abriu o evento que contou com a presença de convidados da União Europeia: 15 chefes de Estado e de Governo de países parceiros, 150 chefes de empresas e representantes setor financeiro público e privado europeus.
Durante o Fórum, um dos principais anúncios foi o lançamento oficial da Rede de Supercomputação União Europeia–América Latina e Caribe (UE–ALC), iniciativa que marca um novo capítulo na cooperação científica e tecnológica entre as duas regiões, especialmente nas áreas de inteligência artificial (IA), saúde, meio ambiente e capacitação técnica. A nova rede foi apresentada no painel “High Performance Computing: Establishing an EU–LAC Supercomputing Network for AI”, que contou com a participação do professor Fábio Borges de Oliveira, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) e com a co-moderação do Ministro Eugênio Vargas Garcia, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Propriedade Intelectual do Ministério das Relações Exteriores.

- Foto divulgação

- Foto divulgação
Presente no evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, declarou: “O Brasil se orgulha de fazer parte da Rede de Supercomputação UE–ALC, uma iniciativa que fortalece a cooperação científica e tecnológica entre a Europa, América Latina e Caribe. Ao combinar capacidades computacionais avançadas e fomentar pesquisas conjuntas, essa parceria amplia o acesso a tecnologias estratégicas e impulsiona soluções inovadoras em áreas como inteligência artificial, saúde e meio ambiente. Por meio do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), destinaremos investimentos significativos para promover a pesquisa e a inovação, lançando as bases para uma transformação digital soberana, inclusiva e sustentável.”
A sessão destacou o papel estratégico da supercomputação no enfrentamento de desafios globais, como modelagem climática, descoberta de medicamentos e desenvolvimento de soluções baseadas em IA. Também foi finalizada a versão definitiva da Declaração Conjunta de Intenções, consolidando o compromisso entre os países com o fortalecimento da cooperação internacional em computação de alto desempenho (HPC). Em outro momento, o diretor do LNCC também participou das discussões sobre IA e de ato simbolizando a parceria entre os países da América Latina e Europa.

- Foto divulgação
Lançada em março de 2023, em Bogotá, a Aliança Digital UE–ALC é um pilar central da estratégia Global Gateway, reunindo os 27 países da União Europeia e 24 da América Latina e Caribe com o propósito de impulsionar uma transformação digital centrada nas pessoas, inclusiva e sustentável.
Entre os principais resultados dessa cooperação destaca-se a Rede de Supercomputação UE–ALC, uma iniciativa que conecta e potencializa infraestruturas já existentes em 14 países das duas regiões, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Uruguai, além de Alemanha, França, Finlândia, Espanha, Itália, Portugal e Eslovênia, com o objetivo de: compartilhar infraestruturas de HPC; desenvolver competências técnicas e oferecer capacitação a pesquisadores; promover casos de uso conjuntos em IA, simulações climáticas e pesquisa biomédica; e estimular inovação digital conectando-se ao cabo submarino BELLA, que une as regiões com alta velocidade e baixa latência.
A rede é coordenada pela Iniciativa Conjunta Europeia de Computação de Alto Desempenho (EuroHPC), com participação ativa de organizações como a SCALAC e a RedCLARA, fortalecendo a colaboração institucional e acadêmica. O Brasil, por meio do LNCC e de instituições parceiras, é um dos principais atores da nova rede.

- Foto divulgação
A IV Cúpula UE–CELAC, marcada para os dias 9 e 10 de novembro de 2025, em Santa Marta (Colômbia), terá como destaque a apresentação da Rede de Supercomputação UE–ALC como um resultado concreto da cooperação birregional. A iniciativa será símbolo do fortalecimento das parcerias digitais, especialmente em áreas estratégicas como HPC, IA, sustentabilidade e inclusão digital.
Durante o Fórum Global Gateway, foi também exibido um vídeo institucional sobre o LNCC, produzido pela Comissão Europeia, disponível no link: https://vimeo.com/afpservices/review/1118112344/dda38a80b7
Serviço de Comunicação Institucional
secin@lncc.br