Notícias
Resultado final da chamada pública 001/2025 da Incubadora LNCC é homologado
A Comissão de Avaliação de Projetos de P&D&I do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (Unidade de Pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI), aprovou três projetos inovadores inscritos no último edital de seleção. A primeira rodada de seleção de projetos deste ano foi lançada com o objetivo de criar novos negócios baseados em tecnologias inovadoras, identificar empreendedores na região de atuação da Incubadora LNCC e estimular a consolidação de empresas de base tecnológicas.
As iniciativas selecionadas são:
- Programaker – desenvolvimento de plataforma educacional para o ensino de programação baseada em inteligência artificial e estratégias de metacognição;
- Biophamax – Ferramenta inovadora PaaS (Platform as a Service) voltada para a descoberta de fármacos utilizando inteligência artificial. A solução objetiva reduzir custos e tempo no desenvolvimento de novos medicamentos atendendo empresas farmacêuticas, startups de biotecnologia e instituições acadêmicas;
- Unflat Studio – Desenvolvimento de solução, com o uso de machine learning, para o varejo acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. O projeto objetiva gerar dados de qualidade e insights para auxiliar os clientes nas decisões de marketing e merchandising.
Em breve, as empresas passarão a fazer parte do programa de incubação da Incubadora LNCC e receberão apoio para desenvolver e escalar suas ideias. O programa aproxima empreendedores do venture capital e dos recursos de fomento público. É oferecido também serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação desses novos negócios de base tecnológica.