Notícias
Pesquisador do LNCC Participa de Mesa Redonda na USP Comemorando os 75 Anos do Teste de Turing e Apresenta Seu Recente Livro sobre o Tema
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Unidade de Pesquisa do MCTI, teve sua pesquisa de ponta em inteligência artificial e história da computação representada por seu pesquisador, Bernardo Gonçalves, que foi convidado para proferir uma palestra, no dia 29 de agosto, no evento "75 Anos do Teste de Turing", realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).
O evento, que celebrou a marca histórica do Teste de Turing, contou com a presença de especialistas e acadêmicos, incluindo os professores Pedro Ferreira e Diego Vicentin, ambos da Unicamp, e foi mediado por Juliane Helanski, do grupo Understanding AI do IEA-USP. O foco da mesa redonda foi a reflexão sobre as implicações contemporâneas do Teste de Turing para a inteligência artificial, suas questões sociais e filosóficas.

A palestra de Bernardo Gonçalves foi centrada no seu recente livro "The Turing Test Argument" (2024), que oferece uma nova perspectiva sobre o teste ao contextualizá-lo na controvérsia mente-máquina na Inglaterra entre 1946 e 1952. Gonçalves propõe que o teste de imitação originalmente proposto por de Turing deve ser entendido como um experimento mental na tradição científica moderna, e não como um experimento prático. O pesquisador também discute como Turing imaginou as máquinas de aprendizado como uma nova espécie com pensamento distinto do humano, mas capaz de imitá-lo.
A transmissão do evento está disponível no canal do YouTube do IEA/USP. Confira a palestra e o debate completo, que trazem à tona discussões importantes sobre o impacto do teste na inteligência artificial contemporânea e as questões éticas e filosóficas que envolvem o tema.
Link da palestra no canal youtube do IEA/USP: https://www.youtube.com/watch?v=K0nHsDhtDLs
Serviço de Comunicação Institucional
secin@lncc.br