Perguntas Frequentes

Publicado em 25/10/2021 11h42 Atualizado em 26/11/2021 11h20
    • Onde a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está localizada?

      A CNEN é uma autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com unidades técnico-científicas e representações em diversas localidades. O IRD/CNEN é um de seus institutos, localizado no Rio de Janeiro.

    • O que é radiação ionizante?

      É aquela que tem energia suficiente para provocar ionização em átomos e moléculas, tornando eletricamente carregado o meio físico em que penetra. Alguns tipos de radiação ionizante são as partículas alfa e beta, os raios gama, raios-X.

    • O que é a radiação não-ionizante?

      É aquela que possui níveis de energia mais baixos e, por isso, geralmente, não são capazes de produzir efeitos elétricos significativos em átomos e moléculas. Exemplos comuns de radiação não ionizante são a luz visível, as ondas de rádio e microondas.

    • Qual a diferença entre irradiação e contaminação?

      Uma contaminação caracteriza-se pela presença de um material em local indesejável. No caso da contaminação radioativa, o material pode ter contaminado pelo contato externo, com a pelo da pessoa, por inalação ou ingestão.  E aí a pessoa passa a ser irradiada. A irradiação é quando ocorre a exposição de um objeto ou um corpo à radiação. 

    • O que é radioproteção?

      A radioproteção ou proteção radiológica é um conjunto de medidas que visam proteger o ser humano contra possíveis efeitos indesejáveis causados pela radiação ionizante. Um conjunto de medidas legais, técnicas e administrativas que visam reduzir a exposição de seres vivos à radiação ionizante, a níveis tão baixos quanto razoavelmente exequíveis

    • O que é dosimetria?

       É medição direta ou indireta de grandezas radiológicas.

    • Qual a função do dosímetro?

      É um equipamento ou dispositivo utilizado em dosimetria, para a medição dessas grandezas radiológicas.

    • Como devo usar o dosímetro de monitoração pessoal?

      O dosímetro de monitoração pessoal deve ser utilizado na região mais exposta do tronco. Nos casos em que as extremidades possam estar sujeitas a doses significativamente altas, deve-se fazer uso adicional de dosímetro de extremidade.

    • O que é o histórico de doses?

      nonononoo

    • Quem pode obter o histórico de doses?

      Apenas o próprio interessado. O solicitante recebe uma relação de suas doses individuais anuais, que tenham sido avaliadas por qualquer serviço de monitoração individual externa autorizado no país. Essas informações estão disponíveis desde o ano de 1987 para todos os trabalhadores que receberam dosímetros individuais em suas atividades profissionais.

    • Quais são os serviços disponibilizados pelo IRD?

      Todos os serviços disponibilizados pelo IRD estão relacionados neste link

    • Como trabalhar no IRD?

      O ingresso no IRD se dá por Concurso Público para a Comissão Nacional de Energia Nuclear, autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações a qual está vinculada. A abertura de concurso depende de decisão do Governo Federal. Sugerimos verificar, periodicamente, em nosso site www.gov.br/ird as notícias e informes oficiais sobre a previsão de realização do próximo concurso.

    • Como posso conhecer as oportunidades para estudantes no IRD?

      Estudantes de graduação podem realizar iniciação científica no IRD. Temos o mestrado e doutorado em radioproteção e dosimetria, com possibilidade de bolsas, e a especialização lato sensu em proteção radiológica e segurança de fontes radioativas. Também há bolsas CNEN para dós-doutorado. Uma lista de potenciais orientadores está disponível na área da Pós Stricto Sensu. Acesse este link inicial para todas as informações. 

    • Como posso entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao cliente do IRD?

      Para assuntos relativos à metrologia e serviços disponíveis, acesse o menu serviços e veja os links no portal Gov.Br. Para contactar o SAC escreva para sac@ird.gov.br e o telefone é (21) 2442-8460.