Vídeos

Publicado em 28/09/2021 11h51 Atualizado em 22/10/2021 06h04
20/10/2021
As instalações que utilizam fontes de radiação ionizante - seja na medicina, indústria, agricultura, pesquisa e aquelas do chamado ciclo do combustível nuclear - seguem normas regulatórias e diretrizes estabelecidas para proteger o homem e o ecossistema de efeitos indesejados dessas radiações. Pelos princípios de proteção radiológica, qualquer atividade envolvendo exposição às radiações ionizantes deve ser justificada, otimizada e seguir limites estabelecidos.
20/10/2021
O principal ganho com o Outubro Rosa é dar visibilidade ao combate ao câncer de mama. A campanha estimula a conscientização sobre os cuidados com a saúde e sobre a realização de exames preventivos. A pesquisadora do IRD Ana Dovales fala sobre o tema e esclarece dúvidas.
20/10/2021
No Laboratório de Medidas in Vivo do IRD são realizadas análises de diversos radionuclídeos. O contador de corpo inteiro é um equipamento importante na monitoração de trabalhadores do ciclo do combustível, da área de saúde, entre muitas outras. A proteção radiológica de trabalhadores ocupacionalmente expostos é fundamental.
20/10/2021
Conheça os laboratórios de metrologia de raios X, gama e elétrons do IRD. Passeio virtual idealizado para utilização <br>com óculos 3D. Apresenta laboratórios: Raios-X Diagnóstico, Radioterapia com Raios Gama, Radioproteção com Raios Gama, Radioproteção e Radioterapia com Raios X.