França anuncia bolsas de estudo para fortalecer pesquisas em clima e sustentabilidade
A França foi anfitriã da 21ª Conferência das Partes (COP21) em 2015, onde o Acordo de Paris foi adotado. Desde então, o país tem desempenhado um papel ativo na defesa do acordo e na busca por uma ação climática mais ambiciosa, desta forma, ficou reconhecida como um dos principais atores globais na luta contra as mudanças climáticas, anunciou uma nova edição do Programa de Bolsas de Estudo para Visitantes Make Our Planet Great Again (MOPGA).
A iniciativa tem como objetivo fortalecer as contribuições científicas relacionadas às questões climáticas discutidas nas Conferências das Partes (COPs) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).
Em sua nona chamada, o programa irá selecionar 60 jovens pesquisadores que desejem desenvolver suas atividades científicas em instituições de pesquisa na França.
O Programa MOPGA 2025 para Jovens Pesquisadores apoiará projetos inseridos em um dos seguintes cinco grandes eixos temáticos:
-
Sistemas terrestres;
-
Mudanças climáticas e sustentabilidade;
-
Transição energética;
-
Desafios sociais das questões ambientais;
-
Saúde humana, animal e dos ecossistemas, dentro da abordagem “Saúde Única” (One Health).
Quem pode se candidatar:
Podem se inscrever pesquisadores estrangeiros que tenham obtido o título de doutor há menos de cinco anos (tese defendida entre dezembro de 2020 e dezembro de 2025, inclusive). Não há restrição de nacionalidade — com exceção de candidatos franceses. Os interessados não devem ter residido na França por mais de 90 dias entre 12 de setembro de 2025 e 12 de dezembro de 2025.
Beneficios da bolsa de estudo:
-
Duração de 12 meses;
-
Subsídio mensal de 2.500 euros;
-
Auxílio mudança de 500 euros;
-
Cobertura de segurança social;
-
Apoio à contratação de seguro de saúde.
Os bolsistas deverão firmar um Acordo de Acolhimento (convention de séjour de recherche) com a instituição anfitriã na França, documento que definirá as condições e os recursos disponibilizados para a realização do projeto.
Cronograma proposto:
-
12 de dezembro de 2025: encerramento das candidaturas
-
Maio a junho de 2026: divulgação dos resultados
-
Setembro a dezembro de 2026: chegada dos bolsistas à França e início das atividades de pesquisa
- Para maiores informações, acesse aqui.
Escrito por: Emerson Henrique Silva Alves