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Banco Nacional de Tumores e DNA

O Banco Nacional de Tumores coleta amostras tumorais e pareadas normais, e sangue de pacientes do INCA, portadores de tumores prevalentes no país
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Publicado em 14/08/2022 15h23 Atualizado em 22/05/2025 17h15

O Banco Nacional de Tumores (BNT) é resultado de iniciativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) com o apoio financeiro da Swiss Bridge Foundation e Finep. O BNT tem como objetivo a coleta de amostras tumorais e pareadas normais, além de sangue de pacientes matriculados no INCA, portadores dos tumores mais prevalentes no país.

Equipe:

Coordenadora:
Rosilene de Lima Pinheiro (Tecnologista)
Email: rpinheiro@inca.gov.br 
Telefone: +55 21 32076541

Secretária: 
Suely de Oliveira (soliveira@inca.gov.br, 3207-6512)

Tecnologistas:
Diego José Gomes de Paula

Técnicos:
Luciana Medeiros de Castro
Daniela Pacheco de Oliveira (HC I)
Lilian Souza da Silva (HC III)

Bolsistas de desenvolvimento institucional:
Leandro Fernandes Duarte
Marysse Lanes (HC I)
Rochelle de Araújo Siqueira da Silva (HCI)
Ana Cláudia Frazão Paiva (HC II)
Paulo César de Oliveira Moraes (HC II)
Raquel Maria de Sena (HC III)

Pesquisa de amostras

Procedimento

No momento em que o paciente é matriculado no INCA ele é encaminhado para uma equipe de enfermeiras treinadas para entrevistá-los e convidados a tornar-se um doador do BNT, seja o sangue ou uma amostra do tumor, quando submetido a um procedimento cirúrgico, seja ele diagnóstico ou terapêutico. A coleta de material excedente é autorizada pelo paciente após esclarecimentos, e sua identidade, preservada. Uma plataforma de bioinformática foi especialmente desenvolvida para atender a organização e o armazenamento de dados da rede do BNT. A equipe desenvolveu protocolos de coleta, armazenamento e transporte das amostras que garantem ao pesquisador o controle de qualidade total para as pesquisas na área de genômica e proteômica. O projeto conta com a colaboração da Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev),  do corpo de enfermagem do INCA e de todos os serviços médico-cirúrgicos dos hospitais do INCA e da Divisão de Patologia (DIPAT) , responsável pelo diagnóstico das neoplasias e fornecimento dos tecidos para serem armazenados no BNT.

Justificativa

Muito do conhecimento gerado na pesquisa sobre o câncer tem sido obtido de estudos utilizando linhagens celulares e modelos animais. Entretanto, para levar esse conhecimento para a prática médica em termos de marcadores clinicamente úteis e em alvos para terapia em câncer, é importante validar os resultados através de amostras tumorais bem definidas (Watson et al., 1996). As inúmeras coleções de tecidos arquivados em blocos de parafina nos serviços de patologia são, à primeira vista, suficientes para fornecer material em vários níveis de demanda. Entretanto, esse material geralmente suporta um limitado número de ensaios experimentais. O modo de preservação nem sempre é adequado para a tecnologia a ser utilizada e muitas amostras não são ligadas diretamente a dados clínicos ou de seguimento do paciente. Existe, portanto, a necessidade de implantação de bancos de amostras tumorais apropriados para o desenvolvimento de testes sensíveis de rastreamento. Por exemplo, a distinção entre formas da doença com comportamento mais agressivo ou menos agressivo por meio de um perfil molecular do tecido afetado depende da análise de um grande número de amostras bem caracterizadas. Os bancos de tumores são importantes porque podem fornecer o material necessário para validação de hipóteses. Apesar da necessidade de pesquisa clínica posterior, compreendem um mecanismo formal e responsável para acesso e utilização de tecido tumoral. É importante lembrar que, no futuro, provavelmente haverá acesso limitado a amostras de vários tipos, considerando que a detecção precoce ou a adoção de terapias pré-operatórias poderão resultar na redução da disponibilidade e na qualidade de tecidos neoplásicos. É, portanto, necessário organizar bancos de tumores para pesquisa e para assegurar o uso apropriado e responsável desse material.

Objetivos

  • Utilização das amostras congeladas em pesquisa básica e clínica
  • Colaboração com instituições nacionais e internacionais
  • Estabelecimento de um banco de tumores no Centro de Pesquisa do INCA, com sistema para identificação acurada, armazenamento adequado e recuperação fácil de amostras de tecido, sangue e derivados. Esse banco contará com o suporte técnico dos tecnologistas e infraestrutura apropriada para o processamento das amostras
  • Rígido controle de qualidade das amostras
  • Implantação de uma unidade de bioinformática para controle e análise de dados


POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DO BANCO NACIONAL DE TUMORES E DNA

GOV.POL.001 - Política do Sistema de Gestão da Qualidade do BNT.
Versão: 00
Aprovado em 16/05/2025

1- DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DA COORDENAÇÃO DO BNT

A Coordenação do Banco Nacional de Tumores e DNA do Instituto Nacional de Câncer (BNT/INCA), está plenamente comprometida com a Política do Sistema de Gestão da Qualidade aqui descrita e com a excelência em seus processos de trabalho. Acredita-se que a qualidade é um compromisso de todos os colaboradores do BNT/INCA e, dessa forma, cada um exerce papel fundamental na busca pela excelência.
Nossos compromissos são:
● Liderar pelo exemplo, demonstrando compromisso pleno com a Política do Sistema de Gestão da Qualidade em nossas ações e decisões.
● Criar um ambiente de trabalho propício à cultura da qualidade, onde a comunicação aberta, o engajamento e a participação de todos sejam estimulados e valorizados.
● Diligenciar pela aquisição e manutenção dos recursos necessários para a implementação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.
● Promover a melhoria contínua dos processos e serviços prestados pelo BNT/INCA.
● Garantir a satisfação das partes interessadas, sejam elas internas ou externas.
● Manter a Política do Sistema de Gestão da Qualidade atualizada e alinhada às necessidades e expectativas das partes interessadas.

O BNT/INCA está confiante de que será referência nacional e internacional para captação de concedentes, para coleta, armazenamento, processamento e disponibilização de amostras biológicas de alta qualidade para protocolos e projetos de pesquisa científica, por meio do compromisso com a Política do Sistema de Gestão da Qualidade, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e para o desenvolvimento de novas tecnologias a área da saúde.

2- POLÍTICA DA QUALIDADE BNT/INCA

O compromisso do BNT/INCA é fornecer serviços e recursos biológicos de qualidade aos protocolos e projetos de pesquisa científica, por intermédio da constante evolução dos processos, da gestão inovadora e criativa, da capacitação e desenvolvimento dos colaboradores e do atendimento a normas de referência e requisitos legais, visando o aprimoramento contínuo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e o desenvolvimento institucional, respeitando os princípios da ética, da integridade, da transparência, e da responsabilidade.

Esta política estabelece a base para os processos e para a satisfação dos clientes e da comunidade científica, adotando como princípios:

I- Assegurar que as diretrizes de qualidade estejam integradas em todas as atividades, englobando processos produtivos e administrativos, terceiros, fornecedores e comunidade científica.
II- Garantir o cumprimento de todas as leis, regulamentos e requerimentos aplicáveis às atividades relacionadas à qualidade dos recursos biológicos, aos serviços e à satisfação dos usuários, incorporando os padrões normativos à cultura da organização.
III- Garantir que o ambiente de trabalho seja seguro, livre de acidentes e com impactos ambientais controláveis, que elimine os riscos de segurança que afetam a saúde do trabalhador, da qualidade dos recursos biológicos e dos dados armazenados.
IV- Assegurar uma comunicação regular à Direção-Geral do INCA, representada pela Coordenação de Pesquisa e Inovação, bem como às gerências e aos colaboradores, sobre os objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade, os resultados das auditorias, os indicadores de desempenho e as ações corretivas e preventivas implementadas.
V- Garantir o comprometimento com a melhoria contínua em todos os seus processos e práticas com o objetivo de eliminar e evitar as causas de não-conformidades.
VI- Prestar serviços aos usuários com base em suas necessidades, seguindo a legislação, os regulamentos vigentes e as boas práticas para biobancos.
VII- Desenvolver planos, programas e treinamentos para garantir a implementação da política de gestão da qualidade e assegurar que toda a equipe envolvida conheça a documentação relacionada.
VIII- Garantir a divulgação da Política da Qualidade para toda a equipe ou àqueles que trabalhem em seu nome para conscientizá-los das obrigações pessoais relacionadas à qualidade, disponibilizando-a às partes interessadas.
IX- Assegurar que a Política da Qualidade esteja em consonância com os propósitos do INCA, com o compromisso de atender aos requisitos normativos e melhorar continuamente a eficácia do Sistema.

NOSSO NEGÓCIO
Disponibilizar material biológico humano e dados associados pa ra pesquisas científicas por meio de captação de concedentes e de serviços especializados de coleta, processamento, armazenamento e distribuição de material biológico.

MISSÃO
Atuar como centro de recursos biológicos humanos representativo da população Brasileira, contribuindo para o avanço da ciência e da saúde pública de precisão por meio do apoio às pesquisas científicas, tendo como alicerces os aspectos técnicos, éticos e de qualidade.

VISÃO
Ser reconhecido como um centro de recursos biológicos humanos de excelência, destacando-se pela sua expertise e qualidade em todas as etapas que envolvem o ciclo de vida do material biológico, por modernas tecnologias empregadas nas análises, e assim, tornando-se referência nacional e internacional no apoio às pesquisas científicas, contribuindo para o cumprimento da visão do INCA.

VALORES
Comprometimento: compromisso com a qualidade, segurança e ética em todas as etapas do trabalho, garantindo a confiabilidade dos resultados e a satisfação dos nossos colaboradores e parceiros.
Ética: atuar de acordo com os mais altos padrões éticos e legais, respeitando os direitos e a privacidade dos pacientes, e promovendo a transparência e a integridade em todas as nossas atividades.
Empatia: demonstrar empatia e respeito pelo próximo em todas as nossas interações, reconhecendo a importância do cuidado e do apoio mútuo no enfrentamento do câncer e demais enfermidades.
Inovação: estimular a criatividade e a busca constante por novas soluções e tecnologias, visando aprimorar continuamente nossos serviços e contribuir para avanços significativos para a saúde pública.

3 - OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

● Assegurar que as atividades do BNT sejam realizadas em conformidade com as diretrizes nacionais e internacionais de segurança e qualidade, buscando sempre a melhoria contínua de seus processos.
● Promover o contínuo desenvolvimento técnico-científico da equipe do BNT, garantindo a excelência dos serviços prestados.
● Oferecer um portfólio de serviços de excelência, de modo a corresponder a todas as expectativas dos usuários, garantindo a sua satisfação.

4 - ENGAJAMENTO E RESPONSABILIDADE

O BNT acredita que a qualidade é um compromisso de todos os colaboradores. Assim, por meio da cultura de valorização da qualidade, a organização incentiva a participação ativa de todos na busca pela excelência. Cada colaborador é convidado a contribuir com ideias, sugestões e melhorias, criando um ambiente propício para a inovação e o aprimoramento contínuo.

4.1 Das responsabilidades:
4.1.1 Coordenação de Pesquisa e Inovação do INCA:
● Assegurar os meios adequados para o funcionamento técnico-administrativo do BNT.
● Indicar por meio de Portaria Interna a gerência técnico-administrativa do BNT.
● Promover a Política da Qualidade, garantindo seu alinhamento com a visão, missão e valores da organização.
● Promover a cultura da qualidade em todos os níveis da organização, incentivando a participação e o comprometimento de todos os colaboradores.

4.1.2 Coordenação do BNT:
● Realizar a gestão organizacional interna.
● Promover articulação com as áreas de assistência e pesquisa do INCA e com parceiros externos no âmbito regional, nacional e internacional.
● Coordenar as atividades relacionadas à implementação e manutenção da Política da Qualidade.
● Promover a divulgação da Política da Qualidade para as partes interessadas.
● Comprometer-se com o SGQ, definindo processos e responsabilidades e promovendo melhoria contínua, assim como assegurar os recursos necessários para o funcionamento eficaz do SGQ, por meio da Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPQI) do INCA.
● Incentivar o alcance dos objetivos do SGQ em alinhamento com as diretrizes estratégicas institucionais, demonstrando-se acessível para comunicação.
● Incentivar a mentalidade de risco para os colaboradores, visando sempre procurar a melhoria de processos.

4.1.3 Comitê Gestor:
● Colegiado, multidisciplinar e multissetorial, de caráter normativo, consultivo e deliberativo, responsável por assegurar o cumprimento dos aspectos éticos, legais e sociais relacionados à atividade do BNT.
● Fornecer apoio ao BNT para a implementação e manutenção da Política de Qualidade.

4.1.4 Gerente de Gestão da Qualidade:
● Coordenar a implementação das políticas e procedimentos de qualidade em conformidade com os padrões de qualidade internacionais.
● Executar o planejamento, a estruturação e o gerenciamento das atividades na área de qualidade.

4.1.5 Gerente de Captação de Concedentes:
● Operacionalizar as atividades de captação, seleção e inclusão de concedentes a partir do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) e/ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) específicos e coleta de dados epidemiológicos, de acordo com o Sistema de Gestão da Qualidade, no âmbito do INCA/MS.
● Implementar a Política da Qualidade em sua área de atuação.
● Promover ações de conscientização sobre a importância da qualidade, junto aos seus colaboradores.

4.1.6 Gerente de Logística:
● Operacionalizar as atividades de coleta, registro, armazenamento, disponibilização de amostras primárias e descarte de materiais biológicos, de acordo com o Sistema de Gestão da Qualidade, no âmbito do INCA/MS.
● Garantir que o material biológico humano e os serviços atendam aos requisitos dos usuários e aos requisitos legais e regulamentares.
● Implementar a Política da Qualidade em sua área de atuação.
● Promover ações de conscientização sobre a importância da qualidade, junto aos seus colaboradores.

4.1.7 Gerente de Atividades Laboratoriais:
● Operacionalizar as atividades de processamento, análise e disponibilização de derivados de materiais biológicos no âmbito do INCA/MS.
● Garantir que o material biológico humano e os serviços atendam aos requisitos dos usuários e aos requisitos legais e regulamentares.
● Implementar a Política da Qualidade em sua área de atuação.
● Promover ações de conscientização sobre a importância da qualidade, junto aos seus colaboradores.

4.1.8 Colaborador:
● Cumprir a Política da Qualidade e os requisitos do SGQ em suas atividades diárias.
● Buscar a melhoria contínua de seu desempenho individual e junto à equipe.
● Contribuir para a criação de um ambiente de trabalho positivo e favorável à qualidade.

5 - IMPARCIALIDADE

O BNT está comprometido com a imparcialidade em todas as suas atividades, buscando garantir a neutralidade e a objetividade em suas decisões e ações, esforçando-se para:
● Evitar conflitos de interesse: o BNT adota mecanismos para identificar e gerenciar conflitos de interesse, garantindo que decisões sejam tomadas com base em critérios técnicos e científicos, e não em interesses pessoais ou de terceiros.
● Promover a transparência: o BNT mantém a transparência em seus processos e decisões, divulgando informações relevantes de forma clara e acessível.
● Assegurar a equidade: o BNT trata todas as suas partes interessadas com respeito e equidade, garantindo que suas necessidades e expectativas sejam consideradas de forma justa e imparcial.

6 - MELHORIA CONTÍNUA

A Política da Qualidade não é um documento estático. Ela é revisada periodicamente para garantir que continue alinhada às necessidades e expectativas das partes interessadas e aos objetivos estratégicos da organização. Por intermédio de um processo de melhoria contínua, o BNT busca constantemente aprimorar seus processos, serviços e produtos, sempre com o foco na qualidade e na excelência.

Tags: PesquisaBanco Nacional de TumoresBanco de TumoresAmostras Tumorais
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