Notícias
Controle do câncer
Reforma do Ambulatório de Oncologia Pediátrica do INCA é inaugurada com presença do ministro da Saúde
Ministro Padilha (C) entre Roberto Gil e Sima Ferman
Para oferecer um ambiente mais agradável e lúdico aos pacientes infantojuvenis, o Ambulatório de Oncologia Pediátrica do INCA foi completamente reformado. As intervenções permitiram ampliar – de 600 para 800m2 – e reorganizar o espaço, garantindo mais qualidade no atendimento. A inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Fiquei muito emocionado de ter uma estrutura nova na Pediatria, com essa qualidade e dignidade para os trabalhadores e os pacientes. É mais esperança para a família que tem uma criança com diagnóstico de câncer saber que é possível vencer a doença, com profissionais qualificados, boa estrutura, medicamentos chegando e a força do SUS para cuidarmos cada vez melhor dos pacientes.”
“Quando temos um bom acolhimento, em uma situação complicada como o câncer pediátrico, temos uma esperança maior e uma energia melhor para enfrentar toda essa adversidade”, disse o diretor-geral do INCA, Roberto Gil.
Segundo Sima Ferman, chefe da Seção de Oncologia Pediátrica, todo o empenho para tornar o tratamento mais leve é importante e tem impacto direto na recuperação das crianças e dos adolescentes. “O câncer pediátrico é uma doença curável, e hoje todos os esforços são feitos para que o paciente seja curado e cresça como um indivíduo integrado à comunidade”, explicou.
A quimioterapia teve sua capacidade ampliada: o número de cadeiras foi aumentado para oito, além de dois leitos e duas macas. Dez consultórios foram completamente reformados, assim como o ambulatório de oncologia ocular. Além da recreação infantil renovada, o ambulatório agora também conta com um espaço exclusivo para o lazer dos adolescentes.

- Sala de quimioterapia foi ampliada

- Adolescentes ganharam espaço de lazer exclusivo