Notícias
Cooperação
INCA e Massey Cancer Center defendem inclusão e equidade no tratamento
O INCA recebeu, na quarta-feira (8), uma comitiva de pesquisadores do Massey Comprehensive Cancer Center, da Virginia Commonwealth University, dos EUA, com o objetivo de estreitar laços entre as duas instituições e promover troca de conhecimentos sobre pesquisas oncológicas desenvolvidas em ambos os países.
Os pesquisadores estadunidenses apresentaram o trabalho realizado no Massey Cancer Center que aborda temas como a inclusão de populações negligenciadas em ensaios clínicos e a promoção da equidade no acesso ao tratamento do câncer. Robert Winn, presidente da Associação Americana de Institutos de Câncer, enfatizou a necessidade de garantir que tratamentos médicos atinjam pessoas de diferentes origens ao redor do mundo. Ele defendeu o conceito de “máxima generalização” na ciência, que visa desenvolver terapias eficazes para uma população global diversificada.
O diretor-geral do INCA, Roberto Gil também destacou a importância de pesquisas com representatividade global e a participação de populações frequentemente sub incluídas nos ensaios clínicos.
Um panorama da situação oncológica no Brasil foi apresentado pela Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto. O pesquisador Luís Felipe Martins compartilhou dados populacionais do Brasil e informações sobre a cobertura do Sistema Único de Saúde, além de detalhar os registros de câncer existentes no País e sua distribuição geográfica. Foram exibidos indicadores de incidência e mortalidade por câncer, bem como as principais publicações e plataformas do Instituto que disponibilizam esses dados ao público. Também foi incluído na discussão análise sobre a mortalidade por câncer no Brasil e estimativas sobre as previstas para os próximos anos.
A troca de informações entre centros de pesquisa foi apontada como essencial para o avanço no controle do câncer, especialmente no enfrentamento das barreiras que dificultam o acesso ao tratamento, como as disparidades socioeconômicas e geográficas. O encontro também ressaltou a importância de atuação integrada com as comunidades, reconhecendo as necessidades específicas de cada grupo — seja por meio de maior acesso aos ensaios clínicos ou da implementação de políticas públicas mais inclusivas.
Roberto Gil reforçou a importância da colaboração internacional e da troca de experiências como motores para o progresso da pesquisa oncológica e a promoção da equidade em saúde: “A visita dos pesquisadores do Massey Cancer Center reforça o compromisso do INCA com a cooperação internacional em prol do avanço científico e da equidade no controle do câncer. Compartilhar experiências e estratégias com instituições que também valorizam a inclusão e a representatividade nos estudos é fundamental para desenvolvermos soluções mais eficazes e acessíveis para toda a população.”