Conceito e Magnitude
Conceito
O câncer de mama é um grupo heterogêneo de doenças, com comportamentos distintos. A heterogeneidade deste câncer pode ser observada pelas variadas manifestações clínicas e morfológicas, diferentes assinaturas genéticas e consequentes diferenças nas respostas terapêuticas.
O espectro de anormalidades proliferativas nos lóbulos e ductos da mama inclui hiperplasia, hiperplasia atípica, carcinoma in situ e carcinoma invasivo. Dentre esses últimos, o carcinoma ductal infiltrante é o tipo histológico mais comum e compreende entre 80 e 90% do total de casos.
O sintoma mais comum de câncer de mama são:
- Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo, em mulheres adultas de qualquer idade; ou
- Nódulo mamário que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade; ou
- Descarga papilar sanguinolenta unilateral; ou
- Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos ou pele em casca de laranja ou retração na pele da mama; ou
- Presença de linfadenopatia axilar normalmente endurecida, podendo ser fixa ou móvel. Outras cadeias de linfonodos supra ou infra-clavicular também podem estar acometidas em doenças avançadas; ou
- Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja ou vermelhidão; ou
- Mudança no formato do mamilo (ex.: retração unilateral).
- Homens com tumoração palpável unilateral; ou
- Mastite ou inflamação que não melhora depois de um curso adequado de antibiótico.
Magnitude
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,4 milhões de casos novos estimados em 2025. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 715 mil óbitos estimados para esse ano (IARC, 2025).
No Brasil, o câncer de mama é também o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as Regiões, após o câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas Regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é observada na Região Norte. Em 2025, estima-se que ocorrerão 73.610 casos novos da doença (INCA, 2022).
O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 50 anos (INCA, 2019).
Acesse outros dados sobre incidência e mortalidade por câncer de mama no Brasil no livro Controle do Câncer de Mama no Brasil. Dados e Números 2024.
Referências
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Estimativa 2023: incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa Acesso em: 30 ago 2025.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Atlas da mortalidade. Rio de Janeiro: INCA, 2021. base de dados. Disponível em: https://www.inca.gov.br/app/mortalidade Acesso em: 30 ago 2025.
INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER. Cancer today. Lyon: WHO, 2022. Disponível em: https://gco.iarc.fr/today/home Acesso em: 30 ago 2025.