Versão para população
-
-
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas iniciais incluem massa ou inchaço na área do tumor, dor óssea - que pode piorar à noite, febre sem causa conhecida, perda de peso e cansaço.
-
Detecção precoce
Detecção Precoce - versão para a população
A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.
A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
Não há evidência científica de que o rastreamento dos cânceres infantojuvenis traga mais benefícios do que riscos e, portanto, até o momento, ele não é recomendado.
Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados em seu tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:
Valeu- Massa de crescimento rápido ou progressivo; a localização mais frequente é no fêmur distal (parte inferior do osso da coxa, localizado na região do joelho) ou na tíbia proximal (parte do osso logo abaixo do joelho)
- Dor óssea localizada ou generalizada (que vai aumentando) que interrompe o sono e as atividades cotidianas, com má resposta aos analgésicos
- Mancar ou limitação funcional
- Fratura patológica (por conta de um trauma/ pancada anterior ou associado a um trauma/ pancada leve, em geral nas extremidades).
Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias.
-
Sinais e sintomas