Projeto 14 - Linha 2 - 2025
O ensino e a aprendizagem de matemática e ciências da natureza para alunos com deficiência visual
Coordenadora: Naiara Miranda Rust e Fábio Garcia Bernardo
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias e recursos acessíveis que promovam a inclusão de estudantes com deficiência visual (DV) no ensino de matemática e ciências da natureza. Para isso, busca-se estabelecer um diálogo entre a literatura acadêmica, a prática docente e a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Especificamente, pretende-se: (i) revisar a literatura sobre o ensino de matemática e ciências para alunos com DV; (ii) analisar documentos normativos e políticas públicas voltadas para a inclusão educacional; (iii) desenvolver e testar materiais táteis acessíveis; (iv) implementar metodologias ativas que integrem temas globais e interdisciplinaridade; (v) promover formação continuada para docentes, com foco na acessibilidade e tecnologia assistiva; e (vi) realizar entrevistas com alunos e professores para aprimorar práticas pedagógicas. Dessa forma, o projeto visa contribuir para a construção de um ensino mais equitativo e acessível, garantindo a participação efetiva e protagonista de estudantes com DV.