Pós-Graduação Stricto Sensu
O curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual, oferecido na modalidade presencial, tem como objetivo geral fornecer aos mestrandos elementos para o desenvolvimento de uma formação sólida, abrangente e profunda no que se refere às problemáticas e desafios do ensino de pessoas com DV, observando seus aspectos pedagógicos, psicossociais, culturais, esportivos e anátomo-fisiológicos. Além disso, propõe-se a desenvolver uma visão crítica dos fundamentos conceituais, históricos, epistemológicos e de suas tecnologias (especialmente as assistivas), bem como instrumentos metodológicos que permitam aplicar esses saberes à produção técnico-científica de qualidade na área.
A bagagem de conhecimento adquirida pela instituição ao longo desses quase dois séculos de atividades voltadas a pessoas com deficiência visual, pode contribuir muito com a propagação desse conhecimento, já que se espera receber profissionais de todas as regiões do país. Espera-se que esses profissionais egressos do curso sejam canais de interlocução da causa da deficiência visual promovendo meios de inclusão das pessoas com esta condição.
Linhas de pesquisa e corpo docente
Regulamentos, normas e orientações
Defesas do Curso - 2025
Título da Defesa: " Ensino superior e inclusão: a abordagem da deficiência visual nos projetos pedagógicos institucionais das universidades federais de Minas Gerais "
- Discente: Pedro Henrique de Oliveira Silva
- Orientador: Prof. Aires da Conceição Silva
- Data e horário: 11/06/2025 - 9 horas
- Local: remoto (link a ser disponibilizado)
- Banco:
- Presidente: Prof. Dr. Aires da Conceição Silva (IBC);
- Membro Interno: Prof. André Luiz Bezerra da Silva (IBC);
- Membro Externo: Profa. Dra. Ana Paula Sodré da Silva Estevão (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro);
- Membro Suplente: Profa. Dra. Maria da Glória de Souza Almeida (IBC).
Título da Defesa: " Encaixe tectônico: inferências didáticas do quebra-cabeça tectônico multissensorial no ensino de geografia para estudantes com deficiência visual "
- Discente: Késia Paula de Oliveira
- Orientador: Prof. Robson Lopes de Freitas Junior
- Data e horário: 25/06/2025 - 14 horas
- Local: sala 251
- Banco:
- Presidente: Prof. Dr. Robson Lopes de Freitas Junior (IBC);
- Membro Interno: Prof. Dr. Fernando da Costa Ferreira (IBC);
- Membro Externo: Prof. Dr. Gustavo Motta de Sousa (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro);
- Membro Suplente: Profa. Dra. Luciana Maria Santos de Arruda (IBC).
Título da Defesa: " A HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA PRÁTICA DOCENTE E A ACESSIBILIDADE PARA O ALUNO CEGO "
- Discente: Cláudia Cristina da Silva Pereira
- Orientador: Profa. Dra. Hylea de Camargo Vale Assis
- Data e horário: 27/06/2025 - 14 horas
- Local: sala 251
- Banco:
- Presidente: Profa. Dra. Hylea de Camargo Vale Assis (IBC);
- Membro Interno: Profa. Dra. Márcia de Oliveira Gomes (IBC);
- Membro Interno: Prof. Dr. Fernando da Costa Ferreira (IBC);
- Membro Externo: Profa. Dra. Maria da Glória de Souza Almeida (IBC);
- Membro Externo: Profa. Dra. Carmelita Minelio da Silva Amorim (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo);
- Membro Suplente: Prof. Alex Fraga Rocha (IBC).
Instrumentos de requerimentos, solicitações, formulários e termos:
- Requerimento de prorrogação de prazo para realização de exame de qualificação
- Requerimento para inclusão e/ou alteração de orientador
- Requerimento de prorrogação de prazo para realização da defesa de dissertação
- Requerimento de trancamento de matrícula do Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual
- Solicitação para transferência de créditos de cursos de outras instituições
Publicações (Dissertações e Produtos Educacionais)
O Repositório da Produção Acadêmica do PPGEDV-IBC abriga as dissertações e produtos educacionais produzidos no âmbito do programa pelos discentes, além das demais produções intelectuais docentes, discentes e de egressos. O repositório tem acesso aberto e público com fins de difundir o conhecimento na temática da deficiência visual de forma democrática e acessível.