Projeto 10 - Linha 1
Descrição
Este projeto de pesquisa busca analisar os documentos e materiais pedagógicos da instituição mediante a temática de “Direitos Humanos” abordada no currículo escolar do Instituto Benjamin Constant. A motivação da pesquisa surge a partir do desdobramento das ações pedagógicas e acadêmicas realizadas pelos professores Mariana dos Reis e Rodrigo Agrellos mediante a produção de aulas e oficinas pedagógicas no Instituto Benjamin Constant ao longo de 1 década.
Partindo deste pressuposto, as questões norteadoras que estruturam esta investigação: 1) Como estes documentos oficiais e materiais pedagógicos se articulam aos princípios da Base Nacional Comum Curricular e Lei 10.639? 2) Quais os principais atravessamentos de intersecções de “Gênero e sexualidade” “deficiência visual” e “raça” presentes nestes documentos e materiais da instituição?
Considerando os elementos a serem debatidos neste projeto de pesquisa referente aos marcadores “Deficiência visual” “Gênero e “Sexualidade” e “Raça”, o recorte teórico desta metodologia se apropria da categoria de análise “interseccionalidade”. (Crewshaw 1998, p. 44 apud Moutinho).
O conceito teórico da “interseccionalidade” não só nos permitirá realizar uma análise discursiva de materiais pedagógicos como compreender as relações de preconceito que permeiam a sala de aula especializada, bem como comportamentos que externalizam o: capacitismo, racismo, machismo e lgbtfobia num espaço escolar voltado para a deficiência visual. A seleção de materiais pedagógicos realizada pelos professores numa sala de aula especializada pode permitir uma abordagem crítica e sócio-histórica dos conteúdos ou reforçar a reprodução de um conhecimento padronizado e pouco questionador na sociedade.
Neste sentido, esta pesquisa também compreende os processos de subjetividade que permeiam as múltiplas identidades dos indivíduos cegos e baixa visão no cotidiano escolar como: sua etnia, seu território, sua identidade de gênero e sua classe. Tais marcadores constituem estes indivíduos com deficiência visual enquanto múltiplos, não apenas identificados pela sua deficiência visual.