Novo Ensino Médio
A criação do Curso de Ensino Médio no IBC responde aos anseios da comunidade e reafirma o papel do IBC na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, que valoriza as potencialidades de todos os seus alunos.
Acesse o Projeto Pedagógico do Curso Ensino Médio
O Curso de Ensino Médio do IBC foi planejado com base no Projeto Político-Pedagógico do Departamento de Educação (PPP), em vigor desde 2022, e nas leis mais recentes sobre essa etapa da educação. Esse projeto reafirma o compromisso do Instituto com a inclusão e com a formação de pessoas com deficiência, especialmente visual, acompanhando as mudanças e os debates sobre uma educação mais justa e acessível para todos.
A Constituição Federal de 1988 define que a educação deve promover o desenvolvimento pleno da pessoa, preparar para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 reforça que a educação especial deve estar presente em todo o processo escolar, garantindo o atendimento adequado às necessidades de cada estudante.
O IBC também se apoia em acordos internacionais — como a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Salamanca (1997) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência — que defendem o direito de todos à educação. Esses documentos inspiram a ideia de que garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola é uma questão de direitos humanos.
A inclusão, porém, não é tarefa apenas da escola: envolve toda a sociedade, movimentos sociais e a cultura. Inspirado em Paulo Freire, o IBC entende a educação como um processo contínuo, que ajuda as pessoas a se reconhecerem como capazes de transformar o mundo por meio do conhecimento.
Com essa visão, o Ensino Médio do IBC busca formar jovens críticos, autônomos, éticos e conscientes do seu papel social. O currículo segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei nº 14.945/2024, adaptando-se às necessidades dos estudantes com deficiência visual e preparando-os para o futuro com base nos valores da inclusão e dos direitos humanos.
Com base na Lei No 14.945, de 31 de Julho de 2024 e na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), a organização curricular do Ensino Médio do IBC engloba os conteúdos fundamentais da formação geral básica, além da oferta de itinerários formativos pensados de acordo com as necessidades e interesses dos alunos com deficiência visual, assim como está focada na
I – promoção de metodologias investigativas no processo de ensino e aprendizagem;
II – conexão dos processos de ensino e aprendizagem com a vida comunitária e social em cada território;
III – reconhecimento do trabalho e de seu caráter formativo; e
IV – articulação entre os diferentes saberes com base nas áreas do conhecimento e, quando for o caso, no currículo da formação técnica e profissional (Lei nº 14.945/2024, parágrafo 1º)
As finalidades do Ensino Médio, portanto, estabelecidas e dispostas no Artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), permeiam
I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Nesta perspectiva, o Ensino Médio do IBC se constituiu com uma carga horária total de 3600 horas organizadas em 2880 horas destinadas à formação geral básica e 720 horas destinadas aos itinerários formativos.
A formação geral básica constitui as disciplinas obrigatórias do curso, as quais são organizadas por áreas do conhecimento. São elas:
i. Linguagens e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física e Artes/Música
ii. Matemática e suas Tecnologias: Matemática
iii. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química e Física
iv. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Já no que compete aos Itinerários Formativos, a proposta do Ensino Médio em tela os organiza em dois itinerários integrados, isto é, propostas que mobilizam competências e habilidades de diferentes áreas. São eles:
i. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas + Linguagens e suas Tecnologias
ii. Matemática e suas Tecnologias + Ciências da Natureza e suas Tecnologias
As disciplinas dos itinerários integrados serão construídas com base nas especificidades do contexto da deficiência visual, levando-se em consideração os desejos e necessidades dos estudantes do Ensino Médio e das discussões contemporâneas dispostas na sociedade.
A proposta de escolha do itinerário integrado se dará a partir do segundo ano do Ensino Médio, para que os estudantes experienciem discussões de ambas as propostas de trilha de aprendizagem no primeiro ano do Ensino Médio, de modo que tenham mais autonomia para uma escolha sem arrependimentos e que dialogue com suas habilidades e gostos educacionais.
Desta forma, para o primeiro ano do Ensino Médio serão oportunizadas duas disciplinas de cada itinerário integrado: a) Mídias e Educação para o itinerário integrado de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas + Linguagens e suas Tecnologias e b) Educação Ambiental e Sustentabilidade para o itinerário integrado de Matemática e suas Tecnologias + Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
A partir do segundo ano do Ensino Médio, serão propostas duas outras disciplinas para cada itinerário integrado, assim como as disciplinas Projeto de Vida e Projeto Integrador, as quais também serão oferecidas no primeiro ano do Ensino Médio.