Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
IBC
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Centrais de conteúdos Publicações Portarias Normativas 2019 Portaria Nº 301, de 4 de julho de 2019
Info

Portaria Nº 301, de 4 de julho de 2019

Estabelece as normas para credenciamento e recredenciamento de docentes do Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 13/06/2022 08h55 Atualizado em 21/09/2022 10h41

Brazão da República

PORTARIA Nº 301, DE 4 DE JULHO DE 2019

Estabelece as normas para credenciamento e recredenciamento de docentes do Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant.

O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 25, inciso VII, do Regimento Interno aprovado pela Portaria MEC nº 325, de 17 de abril de 1998, e alterado pela Portaria MEC nº 310, de 03 de abril de 2018, considerando a aprovação das Normas para Credenciamento e Recredenciamento de Docentes do Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual pelo Conselho Diretor em 18 de junho de 2019, resolve:

CAPÍTULO I

Disposições Gerais

Art. 1º O credenciamento e o recredenciamento de docentes no Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant (MPEDV-IBC) têm como objetivo habilitar docentes à participação no Programa, que inclui a atuação em suas atividades regulares de pesquisa, extensão, ensino e orientação.

Art. 2º O processo de credenciamento e recredenciamento de docentes será conduzido pela Comissão Deliberativa do Programa, que terá as seguintes atribuições:

I – emitir pareceres anuais de avaliação do desempenho acadêmico dos docentes do MPEDV, que servirão como subsídios para a distribuição de alunos por orientadores, bem como para a decisão sobre recredenciamento de docentes do Programa nos prazos cabíveis;

II – emitir pareceres finais sobre o credenciamento e recredenciamento de docentes no MPEDV;

III – alterar as Normas de credenciamento e recredenciamento a serem adotadas no MPEDV, de acordo com as orientações de avaliação da CAPES;

Parágrafo único. Os docentes do MPEDV deverão, dentro do prazo definido pela Comissão Deliberativa do Programa, entregar a documentação solicitada para análise.

CAPÍTULO II

Do Credenciamento

Art. 3º Poderá se candidatar ao credenciamento no MPEDV:

I – professor do quadro ativo ou aposentado da carreira de docente do IBC;

II – servidor das diversas carreiras do IBC com reconhecida competência acadêmica nas linhas de pesquisa do Programa;

III – professor que tenha vínculo funcional com outra instituição de ensino superior ou de pesquisa, cuja atuação no IBC seja permitida por cessão ou convênio formal;

IV – professor visitante;

V – profissional que tenha vínculo funcional com outra instituição de ensino superior ou de pesquisa, cuja atuação no IBC seja permitida por anuência da instituição de origem;

VI – bolsista de agência de fomento nas modalidades de Pós-doutorado ou equivalente;

Parágrafo único. Os profissionais externos ao IBC, de que tratam os incisos III, IV, V e VI, poderão se candidatar desde que não haja qualquer ônus para o Instituto Benjamin Constant.

Art. 4º As solicitações de credenciamento no corpo docente do MPEDV deverão ser encaminhadas pelo interessado à Comissão Deliberativa do Programa, acompanhadas dos seguintes documentos:

I – carta de intenções em formulário próprio;

II – formulário de credenciamento de docentes da Coordenação de Pós-Graduação do IBC;

III – cópia autenticada do diploma de Doutorado emitido por programa de Pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);

IV – curriculum vitæ em formato Lattes/CNPq atualizado.

Art. 5º Para solicitar seu credenciamento no Programa, o docente deverá satisfazer a três condições mínimas:

I – ser portador do título de Doutor em instituição de ensino superior reconhecida pela CAPES;

II – ter Currículo Lattes atualizado;

III – Possuir, no mínimo, 5 (cinco) produções acadêmicas e/ou técnicas na área da deficiência visual nos últimos 4 (quatro) anos.

§ 1° Os artigos devem ter sido aceitos ou publicados em periódicos qualificados nos estratos A1 a B3 na classificação da CAPES.

§ 2° Os produtos educacionais devem possuir registro de acordo com as exigências da CAPES.

Art. 6° A Comissão Deliberativa do Programa procederá à avaliação, baseando-se:

I – na análise da documentação solicitada no Artigo 4°;

II – nos critérios e na pontuação estabelecidos nas Tabelas de Avaliação Docente (ANEXO I).

Art. 7° Será considerado apto a integrar o corpo docente do programa, o candidato que:

I – tiver a documentação solicitada no Artigo 4°, validada pela Comissão Deliberativa do PPGEDV;

II – obtiver uma média de 100 (cem) pontos por ano nos últimos 4 (quatro) anos, conforme a Tabela de Avaliação Docente (ANEXO I);

III – atender à demanda acadêmica do MPEDV-IBC.

Art. 8º Poderão ser credenciados na categoria de docente permanente no MPEDV:

I – professor do quadro ativo da carreira de docente do IBC;

II – servidor das diversas carreiras do IBC com reconhecida competência acadêmica nas linhas de pesquisa do Programa;

III – professor que tenha vínculo funcional com outra instituição de ensino superior ou de pesquisa, cuja atuação no IBC seja permitida por cessão ou convênio formal;

Parágrafo único. Professores permanentes do MPEDV não farão jus a qualquer remuneração extra, além daquela relativa ao seu vínculo funcional.

Art. 9º Poderão ser credenciados na categoria de docente colaborador no MPEDV:

I – professor aposentado do IBC;

II – professor visitante;

III – profissional que tenha vínculo funcional com outra instituição de ensino superior ou de pesquisa;

IV – bolsista de agência de fomento nas modalidades de Pós-doutorado ou equivalente;

Parágrafo único. Professores colaboradores do MPEDV não farão jus a qualquer remuneração, de forma que não haja exigência de qualquer ônus para o Instituto Benjamin Constant.

Art. 10. O credenciamento como docente permanente ainda estará condicionado à assinatura de termo de responsabilidade, pelo interessado, comprometendo-se a:

I – manter as informações na base Lattes/CNPq permanentemente atualizadas;

II – ministrar palestras regularmente nos seminários e/ou eventos de pesquisa oficiais do MPEDV;

III – ministrar, pelo menos, 1 (uma) disciplina no MPEDV a cada ano, individualmente ou em colaboração com outros docentes do Programa;

IV – atuar na orientação de pelo menos 1 (um) aluno de Mestrado a cada processo seletivo, resguardadas as situações excepcionais aprovadas pela Comissão Deliberativa do MPEDV;

V – participar efetivamente de projetos de pesquisa inseridos nas linhas de pesquisa do Programa.

Art. 11. O credenciamento como docente colaborador ainda estará condicionado à assinatura de termo responsabilidade, pelo interessado, comprometendo-se a:

I – manter as informações na base Lattes/CNPq permanentemente atualizadas;

II – ministrar palestras nos seminários e/ou eventos de pesquisa oficiais do MPEDV;

III – ministrar, pelo menos, 1 (uma) disciplina no MPEDV a cada 2 (dois) anos, individualmente ou em colaboração com outros docentes do Programa;

IV – atuar na orientação de pelo menos 1 (um) aluno de Mestrado a cada 2 (dois) processos seletivos, resguardadas as situações excepcionais aprovadas pela Comissão Deliberativa do MPEDV;

V – participar efetivamente de projetos de pesquisa inseridos nas linhas de pesquisa do Programa.

CAPÍTULO III

Do Recredenciamento

Art. 12. O processo de recredenciamento será realizado ao fim do quadriênio de avaliação dos programas de Pós-graduação da CAPES, visando a permanência de docentes no Programa, podendo implicar o descredenciamento dos mesmos, caso os critérios adotados na avaliação não sejam satisfeitos.

Art. 13. Para serem aceitos no processo de recredenciamento, os docentes deverão cumprir as seguintes exigências:

I – manter o Currículo Lattes permanentemente atualizado;

II – preencher anualmente a Ficha de Avaliação Docente, e encaminhá-la à Coordenação do MPEDV até o final de cada ano, juntamente com o currículo Lattes;

III – participar da organização de eventos, ministrar minicursos, oficinas ou palestras regularmente nos diversos seminários e/ou eventos de pesquisa oficiais do MPEDV e atuar em outras atividades acadêmicas;

IV – estar efetivamente comprometido com a pesquisa, na linha em que se insere no Programa;

V – orientar pelo menos um (1) aluno a cada processo seletivo, no caso de professor permanente, e um (1) aluno a cada dois processos seletivos, no caso de professor colaborador, resguardadas as situações excepcionais aprovadas pela Comissão Deliberativa do MPEDV.

Art. 14. Será considerado aprovado no processo de recredenciamento, o docente que:

I – obtiver média mínima de 100 (cem) pontos por ano na Tabela de Avaliação Docente (ANEXO I), consideradas as pontuações anuais nos anos do quadriênio nos quais o docente estiver integrado ao corpo docente do MPEDV;

II – satisfizer os critérios dispostos no Artigo 13.

CAPÍTULO IV

Da Carga Horária e Atividades no MPEDV-IBC

Art. 15. Os docentes permanentes do MPEDV deverão cumprir a seguinte carga horária:

I – cumprir carga horária mínima de 12 horas semanais nas atividades do MPEDV;

II – ministrar, pelo menos, 1 (uma) disciplina no Programa a cada ano, podendo ser ministrada em conjunto com outro professor;

III – participar de atividades administrativo-acadêmicas do MPEDV, comissões e bancas examinadoras;

IV – colaborar na organização de eventos, publicações, elaboração de projetos de concorrência a editais nas agências de fomento;

Parágrafo único – Quando da carreira docente, cumprir, no mínimo, 4 (quatro) horas-aula nas diversas atividades de ensino, regulamentadas em portaria interna, da Educação precoce e/ou da Educação básica e/ou da Reabilitação.

Art. 16. Os docentes colaboradores do MPEDV deverão cumprir a seguinte carga horária:

I – ministrar, pelo menos, 1 (uma) disciplina no Programa a cada biênio, podendo ser ministrada em conjunto com outro professor;

II – participar de atividades administrativo-acadêmicas do MPEDV, comissões e bancas examinadoras;

III – colaborar na organização de eventos, publicações, elaboração de projetos de concorrência a editais nas agências de fomento;

IV – cumprir carga horária mínima de 6 (seis) horas semanais nas atividades do MPEDV.

CAPÍTULO V

Das Considerações Finais

Art. 17. Os casos não previstos nesta portaria serão analisados pela Comissão Deliberativa do Programa.

Art. 18. Esta portaria entra em vigor na data de sua assinatura.

JOÃO RICARDO MELO FIGUEIREDO

ANEXO I

TABELAS DE AVALIAÇÃO DOCENTE

Pontuação mínima de 400 pontos no quadriênio, média de 100 (cem) pontos anual para credenciamento ou recredenciamento, sendo pelo menos metade dos pontos obtidos na Tabela 1. Somente serão consideradas produções intelectuais e técnicas na temática da deficiência visual.

TABELA 1 – PRODUÇÃO INTELECTUAL (sem limites de pontos)

Critério

Valor

Artigo aceito para publicação em periódico de nível Qualis A1 a B2, de acordo com os critérios oficiais da área

60

Artigo aceito para publicação em periódico de nível Qualis B3 a B5, de acordo com os critérios oficiais da área

40

Artigo publicado em revista técnica e de divulgação

20

Trabalho completo publicado em anais de evento internacional

30

Trabalho completo publicado em anais de evento nacional

20

Resumo expandido publicado em anais de evento

10

Resumo publicado em anais de evento

5

Capítulo de livro de acordo com os critérios oficiais da área

30

Livro completo de autoria do docente com, no mínimo, 80 páginas, seguindo os critérios CAPES para boa avaliação do livro

45

Desenvolvimento de produtos e processos educacionais

40

 

  

TABELA 2 – PRODUÇÃO TÉCNICA (limite 40 pontos)

Critério

Valor

Posfácio, prefácio/apresentação, editorial

10

Editoria

1 ponto por mês

Tradução de obras

30

Adaptação de livros didáticos para o Sistema Braille

20

Participação como avaliador de Programas e projetos (PIBIC, bolsas de produtividade etc.)

1 ponto por mês

Consultoria/assessoria na área

3

Organização de eventos

6

Participação em comitês/avaliações de eventos internacionais ou nacionais

5 pontos por comitê/evento

Participação em comitês/avaliações de eventos regionais ou locais

3 pontos por comitê/evento

Agenciamento para obtenção de recursos financeiros aportados para fins acadêmicos na Instituição ou para projetos de pesquisa no PEPDV

15

Exercício de cargos de chefia ou coordenação no IBC

1 ponto por mês

Participação em comissões do MEPDV

5 pontos por comissão

Participação em banca de concurso público para docente

5

Participação como consultor/avaliador de periódicos científicos da área (nível Qualis A1 a B2)

5 pontos por avaliação

Participação como consultor/avaliador de periódicos científicos da área (nível Qualis B3 a B5)

3 pontos por avaliação

Patente

40

Produção de roteiros de audiodescrição

20

Consultoria técnica de audiodescrição

10

TABELA 3 – ATUAÇÃO DOCENTE (limite de 40 pontos)

Critério

Valor

Disciplina ministrada no MEPDV-IBC

5 pontos por crédito

Orientação de dissertação de Mestrado concluída no MEPDV

20

Orientação de dissertação de Mestrado em andamento no MEPDV

10

Co-orientação de dissertação de Mestrado concluída no MEPDV

10

Co-orientação de dissertação de Mestrado em andamento no MEPDV

5

Participação em banca de Doutorado de outros programas

5

Participação em banca de qualificação de Doutorado de outros programas

3

Participação em banca de Mestrado do MEPDV

5

Participação em banca de qualificação de Mestrado do MEPDV

3

Participação em banca de Mestrado de outros programas

3

Participação em banca de qualificação de Mestrado de outros programas

2

Participação em banca de TCC

1

Atividades de ensino, regulamentadas em portaria interna, da Educação precoce e/ou da Educação básica e/ou da Reabilitação. (3 pontos por turma)

12 (máximo/ano)

Disciplina ministrada em cursos de Pós-graduação lato sensu do IBC

3 pontos por crédito

Curso/oficina ministrado no IBC

0,1 ponto por hora-aula ministrado

Palestra, mesa-redonda, oficina, minicurso ministrado em eventos

1

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca