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Práticas Educativas para uma Vida Independente
Foto de professora Raffaela Lupetina e aluna em aula de Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI).
O Departamento de Educação (DED), por meio da Divisão de Orientação Educacional, Psicológica e Fonoaudiológica (DOE), oferece atendimento voltado às Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI). Inicialmente, os usuários são encaminhados por meio de solicitação dos responsáveis ou pela identificação de necessidades específicas por parte dos professores.
A PEVI tem como objetivo promover a independência e autonomia dos alunos por meio de vivências contextualizadas de práticas da vida diária. Entre as atividades estão lavar louças, higiene pessoal, preparo de alimentos, dobragem de roupas, amarração de cadarços, trancamento e destrancamento de portas, uso adequado de garfo e faca, entre outras. Os acompanhamentos, portanto, buscam aprimorar os aspectos funcionais e sociais dos alunos do Instituto.
Os profissionais atuam conforme as necessidades educacionais e didáticas específicas de cada aluno, levando em consideração os desafios enfrentados no ambiente escolar, os limites, o tempo disponível e as particularidades de cada um. Além disso, é importante destacar que alguns alunos, além da deficiência visual, possuem outra deficiência associada, o que pode impactar diretamente no aprendizado e no desenvolvimento. Dessa forma, o acompanhamento é adaptado para atender a essas condições, proporcionando estratégias individualizadas que favoreçam o progresso de cada estudante.
Existe uma parceria colaborativa com os pais e responsáveis, para que os alunos possam colocar em prática, em casa, o que foi trabalhado durante os atendimentos. Essa colaboração é essencial para garantir a continuidade do processo de treinamento no ambiente familiar, permitindo que os alunos desenvolvam e pratiquem as habilidades adquiridas.
Os encontros acontecem uma vez por semana na Casa 1, de forma individualizada, com duração de 50 minutos. É importante ressaltar que essa atividade é complementar ao ensino regular, visando integrar as ações à proposta pedagógica da instituição.
Todo esse trabalho é realizado por três professoras: Angélica Rodrigues, Raffaela Lupetina e Thalita Nilander, sob a supervisão da coordenadora do setor, Gabrielle Camacho.
