Notícias
LITERATURA
IBC lança a obra "200 anos do Sistema Braille"
Card, fundo branco com pontos em braille na cor branca. Na margem superior, em letras pretas "Instituto Benjamin Constant". Ao centro, recorte na cor azul e letras pretas "Livreto em comemoração aos 200 anos do Sistema Braille". Ao lado direito, imagem da capa do livreto.
Durante a leitura da publicação é possível conhecer o método de leitura e escrita criado por Louis Braille, o papel de José Alvares de Azevedo na implantação do sistema no Brasil, como surgiu o Instituto Benjamin Constant e opiniões de seus diversos profissionais sobre a importância social e educacional do recurso de inclusão da pessoa cega que se mantém singular após 200 anos.
"Pensar que o Sistema Braille completa 200 anos é passar um grande filme na minha cabeça. A partir do Sistema Braile, nós cegos, conquistamos a liberdade para ler em qualquer hora, momento e lugar, bem como expressar nossas ideias escritas com independência. Ele é, sem dúvidas, a maior e até o momento melhor Tecnologia Assistiva que recebemos; que por ter sido estudada, testada e adaptada por um cego, atende as nossas especificidades", analisa Geni Pinto de Abreu, ex-aluna e professora de Braille do IBC, coordenadora da Revisão Braille na imprensa braille do IBC e representante do IBC na Comissão Brasileira do Braille.
O livreto "200 Anos do Sistema Braille" objetiva registrar e disseminar informações importantes e fomentar o interessa de pesquisadores, pois, apesar de tudo que tantas pessoas fizeram até aqui, ainda há muito para se fazer em prol do direito das pessoas usuárias deste código, explicou Geni. A professora lembra que a data é uma oportunidade de valorizar, também, todo o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no IBC e por colegas de outras instituições.
O lançamento
"É tempo de registrar em uma obra escrita, um pouco desta história que, ultrapassou todos os limites impostos na época de sua criação e tornou-se gigante e universal", complementou a professora, que além das funções institucionais rotineiras, preside a Comissão dos 200 anos do Sistema Braille, responsável por organizar as atividades comemorativas, entre elas o lançamento do livreto, com versão em braille distribuída aos participantes cegos no momento do credenciamento. Já a versão online, para os demais participantes, será anunciada durante a programação do evento, pelos mestres de cerimônia, como disponível no site e redes sociais do IBC.
Acesse o livreto "200 anos do Sistema Braille" a partir do dia 9/4/25 - arquivo PDF
Outra produção com lançamento durante o Congresso 200 anos do Sistema Braille é o vídeo documentário sobre o método de Louis Braille, com depoimento de especialistas cegas.
Organizadores da publicação