Notícias
DOCUMENTÁRIO
Vídeo sobre o Sistema Braille traz depoimentos de especialistas cegas
Card, fundo branco com pontos em braille na cor branca. Na margem superior, em letras azuis "Instituto Benjamin Constant". Ao centro, recorte na cor azul e letras pretas "Vídeo Documentário, abaixo "200 anos do sistema braille". Ao lado, imagem de célula B em braille.
O vídeo é explicativo sobre como é o método de leitura e escrita para pessoas cegas construído por Louis Braille, o Sistema Braille, de onde veio a inspiração, as peculiaridades que o tornaram singular diante das propostas anteriores e a análise técnica e operacional de duas especialistas em Educação, cegas e, portanto, usuárias desta tecnologia assistiva e conhecedoras das mais recentes. Depoimentos que definem o papel social do Sistema Braille além de sua criação e o valor das pessoas e instituições que se dedicam às constante e necessárias atualização do Sistema Braille.
Maria da Glória Almeida, membro da Comissão Didática do Conselho Ibero Americano do Braille, em passagem do seu discurso, menciona o pensamento de Rousseau: "o cego pode se educar, desde que receba as condições específicas para estudar e atender as suas necessidades", como ponto de partida de sua reflexão.
Já Regina Fátima Caldeira, assessora de braille da Fundação Dorina Nowill, explica em sua colocação do Sistema Braille na linha histórica da leitura e escrita para cegos, que: "as tentativas anteriores ou permitiam a leitura, ou a escrita, daí fracassaram; já o Sistema Braille é um método que permite a autonomia para o usuário ler e escrever".
Estas reflexões de partida e muitas outras informações podem ser apreciadas ao acessar o documentário no Youtube do IBC, disponível a partir das 10h do dia 9/4/25, durante o Congresso 200 anos do Sistema Braille.