Notícias
EXTENSÃO
Projeto promove terceira roda de conversa sobre anticapacitismo
Card: Fundo marrom e letras marrons. Texto: "Instituto Benjamin Constant, Resistência anticapacitista e anticapitalista, Roda de conversa: A Política Nacional de Cuidados e a Política Nacional de Educação Inclusiva: desafios, interfaces e possibilidades, 13 de novembro, às 14h, Auditório Maestro Gurgulino de Souza"
O Serviço Social do Departamento de Educação do IBC e a Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) realizam a terceira roda de conversa do projeto de extensão "Resistência anticapacitista e anticapitalista: Caminhos para o desvelamento das políticas públicas das pessoas com deficiência", no dia 13 de novembro, às 14h, no Auditório Maestro Gurgulino de Souza.
O tema será "A Política Nacional de Cuidados e a Política Nacional de Educação Inclusiva: desafios, interfaces e possibilidades", com participação da professora Andréa Gama (UERJ) e do ex-diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi/MEC, Décio Guimarães - atualmente professor no Instituto Federal Fluminense.
As inscrições estão abertas pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/mMvAEC6Pibm65WL97
Sobre o projeto de extensão – A proposta é fortalecer a formação crítica de estudantes da UERJ e do IBC sobre a temática da deficiência, a partir da articulação entre estudantes do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), curso técnico e ensino superior. O foco está na luta contra o capacitismo e na compreensão das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, em diálogo com uma perspectiva anticapitalista. Além de aprofundar o debate acadêmico, a iniciativa busca aproximar jovens e adultos do IBC da universidade, estimulando-os a reconhecer a vida acadêmica como um horizonte possível de inserção e projeção profissional.
O temas já trabalhados no projeto foram:
1º Encontro: 11/09 - As concepções da deficiência na sociedade burguesa e a luta anticapacitista
2º Encontro: 23/10 - Os desafios para a educação das pessoas com deficiência e o contexto neoliberal
Próximo tema:
4º Encontro: 11/12 - Nada para nós, sem nós: A deficiência enquanto categoria política e seu recorte de classe