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O cotidiano da baixa visão é tema de encontro
Card, fundo cinza. Em letras azuis, "Instituto Benjamin Constant, evento, I Encontro do Grupo de Pesquisa o Cotidiano da Baixa Visão, Práticas e Estratégias na Educação para Estudantes com Baixa Visão, 29 de agosto, das 8h às 18h, Teatro Benjamin Constant, Inscrições abertas". Ao centro, logo do Grupo de Pesquisa o Cotidiano da Baixa Visão.
A Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto Benjamin Constant promove o I Encontro do Grupo de Pesquisa O Cotidiano da Baixa Visão, que tem como tema “Práticas e estratégias na educação para estudantes com baixa visão”. O evento científico é realizado pelo Grupo de Pesquisa o Cotidiano da Baixa Visão (GPCBV) e as inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico.
Confira a programação completa:
8h – Credenciamento e Abertura
9h – Palestra de Abertura – Avaliação Funcional da Visão, com a professora Marilda de Moraes Garcia Bruno e mediação do professor João Ricardo Melo Figueiredo
10h – Intervalo
10h20 – Avaliação Clínica da Deficiência Visual, com o médico Helder da Costa Filho e mediação da professora Eliana Leite Assis Figueiredo
12h00 – Almoço
13h30 - Os Desafios da Educação no Cotidiano dos Estudantes com Baixa Visão, com a professora Vilma Gomes Sampaio (Prefeitura do Rio de Janeiro); os professores Kátia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer e Geovane André Teles de Oliveira (Colégio Pedro II) e professor Allan Damascendo (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio), com mediação da professora Regina Lúcia Silveira Martins
15h – Aquisição de Leitura e Escrita por Estudantes com Baixa Visão, com o professor João Ricardo Melo Figueiredo e mediação do professor Higor Cruz
15h45 – Intervalo
16h – O Cotidiano do Atendimento aos Estudantes com Baixa Visão, com a professora Regina Lúcia Silveira Martins, a mestranda Sulla de Oliveira Silva e representantes da Dorina Nowill (atendimento em baixa visão), da Tecassistiva (tecnologia para baixa visão) e da Fast Braille (Programa Nacional do Livro e do Material Didático/PNLD), com mediação do professor João Ricardo Melo Figueiredo