Notícias
CONCLUSÃO
IBC realiza as formaturas do Ensino Fundamental e da Educação Profissional
Foto de parte da plateia do Teatro Benjamin Constant durante a formatura. Nas primeiras filas alunos vestindo becas. Na imagem aparece apenas metade do teatro.
Compuseram a Mesa de Honra o diretor-geral, Mauro da Conceição, a diretora do Departamento de Educação, Karine Vieira, a diretora do Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação, Fernanda Leite, o chefe da Divisão de Ensino, Rogério Mafra, o coordenador do Ensino Fundamental - 2º segmento, Bruno Mesquita, o coordenador da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Diego Nunes, a coordenadora do curso Técnico em Artesanato do PROEJA, Millene Souza, o coordenador do curso Técnico em Instrumento Musical, Denis Martino, a coordenadora do curso Técnico em massoterapia, Marcia Lins e o coordenador do curso Técnico em Revisor de Texto no Sistema Braille, Thiago Duarte.
O diretor Mauro aproveitou o momento de comemoração pela conclusão de fases importantes de escolarização, para informar sobre as alterações no Decreto nº 12.686/2025, que instituiu a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva. Diante das mudanças, "não há a menor possibilidade de se encerrar as ações promovidas pelas escolas especiais IBC e INES", assegurou o diretor-geral. Na sequência, Mauro agradeceu a confiança dos responsáveis ao ingressarem com seus filhos no IBC e toda a equipe educacional e de apoio por materializarem a confiança depositada neste momento de formatura.
Homenageados
A oradora da turma 901, Camila, que em seu discurso explicou que "ser um estudante com deficiência visual nunca significou ver menos o mundo, mas, sim, aprender a enxergá-lo de outras formas". Após comentar a importância dos professores nesse aprendizado, avisou que o professor eleito para ser homenageado pela turma foi Fernando Ferreira, da disciplina Geografia.
Julia Rodrigues, oradora da turma 902, agradeceu ao IBC por todo o suporte que oferece e lembrou do início do caminho, lá na pré-escola, na Alfabetização, o IBC já estava sendo fundamental para os alunos terem um futuro produtivo. A professora escolhida para a homenagem foi Silvia Santos, que leciona matemática.
Ao representar os alunos do PROEJA, Juliana Galdino valorizou as oportunidades de passeios, visitas técnicas e a convivência com os colegas, quando também recordou, com carinho, do colega Carlos Alberto, falecido no meado do ano. Eliana Calegari foi a professora destacada pela turma que se formou em Artesanato.
Já Stephanie Oliveira reconheceu os avanços do IBC e a dedicação do diretor-geral, "preparado e capacitado por Deus", disse ela. A turma de Instrumento Musical homenageou o professor Rafael Muricy.
O formando em Massoterapia, Aldecy Ferreira, estava muito emocionado com a conquista e estar ali diante de sua mãe, de 70 anos. "Hoje é meu dia! Hoje eu sou o melhor massoterapeuta que tem aqui! Que me desculpem os meus professores. É que eu cheguei ao IBC num estado de dar pena e, vocês, professores, fizeram da pena asas. E, estou voando alto agora!", disse o orador que como único aluno não quis apontar apenas um professor homenageado, contudo, fez uma menção especial à psicóloga Sonia Rocha, quem o trouxe para o IBC.
Yago Carvalho discursou como formando do curso de Revisor de Textos Braille e agradeceu ao IBC como um todo, seus profissionais e sua proposta de oferecer educação e inserção profissional. A turma não apontou homenageado.
Paraninfos
Discursaram em nome das turmas, com palavras de carinho, incentivo acadêmico e orientação profissional, os professores:
- Virginia Moreira - MSG
- Millene Barros - 901
- Bruna Maria Bispo - 902
- João Ricardo Figueiredo - Artesanato
- Rafael Muricy - Instrumento Musical
- Sirlene Ribeiro - Massoterapia
- Thiago Duarte - Revisor Braille