Notícias
MARCO HISTÓRICO
IBC conclui primeira formação da Residência Docente
Foto da bancada do Auditório Maestro Gurgulino onde estão reunidos as residentes, professores e autoridades do IBC
O evento contou com a presença da diretora-geral em exercício, Carla Maria Alves, bem como do diretor-geral, Mauro da Conceição, quem, mesmo de férias, fez questão de prestigiar o momento. "O IBC têm um grande nome, mas não pode ser o único, pois as famílias estão nas diversas cidades e vocês serão as multiplicadores do que observaram, vivenciaram e aprenderam no Instituto", disse Mauro. É comum nos eventos do IBC a participação cultural de alunos e, nesta oportunidade, acompanhados pelo professor Fernando Guilhon no violão, os alunos do curso profissionalizante em Instrumento Musical fizeram uma curta apresentação musical na abertura da cerimônia.
Já o diretor do Departamento de Pós-Graduação e Extensão, Victor Silveira, agradeceu a dedicação de todos os envolvidos e disse ter certeza que a turma "leva o espírito do IBC, aquele de quem acredita que a Educação transforma, aproxima e ilumina caminhos". Ele lembrou que espera o Trabalho de Conclusão de Curso com entusiasmo e deseja reencontrá-las, quem sabe, no curso de mestrado do IBC.

- Na foto, a concluinte Ana Paula Cavalheiro recebe o certificado simbólico de Carla Maria Alves, diretora-geral em exercício.
A oradora da turma, Claudia Soares, manifestou seus agradecimentos à comunidade do IBC e o desejo de ver o polo avançado do Instituto em Paty do Alferes, sua cidade, funcionando na plenitude. Claudia identificou o quanto se deve avançar em capacitação, recursos e atendimentos para se consolidar a inclusão escolar. "Cada palestra, oficina, ensinamento... foi extremamente enriquecedor e vou repassar aos meus colegas", disse Claudia, que pediu para a coordenadora da Residência, Sylvia Soares de Souza, transmitir toda a gratidão da turma à sua equipe.
Em sua fala de encerramento, Sylvia lembrou da atuação daquelas que a antecederam na função, as professoras Daiana Pilar e Morgana Ribeiro, para ilustrar a importância das colegas citou Angela Davis e disse "quando uma mulher negra avança, nenhuma fica para trás". A coordenadora analisou que deu continuidade ao processo bem encaminhado e contou com a parceria de todos para o êxito da iniciativa pioneira do IBC. Sylvia informou que já existe uma lista com 23 interessados para nova turma.
Mesmo sem poder estar no evento por questão de agenda, a professora Daiana participou enviando uma mensagem, nela fez uma breve retrospectiva, o significado desta primeira turma e agradeceu a dedicação das residentes e dos profissionais do IBC. "Vocês representam o início de uma história, são a materialização de um sonho institucional que se transformou em prática, pesquisa, sensibilidade e, principalmente, em docência", transmitiu Daiana.


