Notícias
200 ANOS DE SISTEMA BRAILLE
IBC apresenta sua produção e distribuição de publicações em braille
Na foto no gabinete da Divisão de Imprensa Braille (DIB) estão diante da repórter e do cinegrafista da TV Aparecida a chefe Hyléa Vale e Geni Abreu. Elas sentadas, de frente na foto. A equipe de jornalismos está de costas na foto e no equipamento de filmagem, sobre tripé, é vista parte de pequena tela com a imagem das entrevistadas.
Os 200 anos do Sistema Braille, que é o método de leitura e escrita para cegos, desenvolvido por Louis Braille, constituído pela combinação de pontos em relevo para a leitura tátil, vem atraindo a atenção para o IBC. Como centro de referência nacional nas questões da deficiência visual, o IBC se destaca não apenas como produtor de materiais especializados, entre eles impressos em braille, e, sim, também como campo de criação, aplicação, aprimoramento e disseminação de conhecimento, práticas pedagógicas e recursos especializados.
Hoje, recebemos a equipe da TV Aparecida, que prepara matéria jornalística alusiva ao método criado por Louis Braille, na França, e trazido ao Brasil por José Alvares de Azevedo, ex-aluno do Instituto de Paris. O jovem Azevedo retornou ao Brasil com o propósito de lutar por uma instituição brasileira semelhante à francesa. A partir daí a história do IBC se inicia.
Acesse o Instagram do IBC e veja os bastidores da reportagem nos stories
Acesse para saber mais sobre José Alvares de Azevedo, o Patrono da Educação de Cegos no Brasil
Acesse para saber mais sobre Louis Braille, o inventor do Sistema Braille