Notícias
GRATUITO
Guia reúne sugestões para Brinquedoteca Inclusiva
Card: Fundo cinza e azul. Em letras pretas "Instituto Benjamin Constant, Guia reúne sugestões para Brinquedoteca Inclusiva". Ao centro, imagem da capa do guia.
"Brinquedoteca Inclusiva: Guia com sugestões de práticas para professores" é o título do produto educacional elaborado pela mestranda Tainá Andrade, sob orientação e coautoria da professora Raffaela Lupetina. A pesquisa para a elaboração do guia foi realizada na Brinquedoteca do Instituto Benjamin Constant, com acompanhamento de turmas do 1⁰ ao 3⁰ ano do primeiro segmento do ensino fundamental e entrevistas com professoras.
O principal objetivo do material, segundo a professora Raffaela Lupetina, é oferecer orientações e sugestões práticas para professores que atuam com estudantes com deficiência visual, “possibilitando o uso pedagógico da brinquedoteca, ou de espaços alternativos, como instrumento de aprendizagem, interação e inclusão”. E completa: “também busca inspirar educadores de diferentes contextos escolares a implementarem ambientes lúdicos acessíveis, mesmo em instituições que não possuam uma brinquedoteca formal. A ideia é demonstrar que, com planejamento, criatividade e sensibilidade, é possível implementar esse espaço em qualquer escola”.
"Brinquedoteca Inclusiva: Guia com sugestões de práticas para professores está disponível para download no repositório do IBC, que pode ser acessado pelo link: http://repositorio.ibc.gov.br/TerminalWebRI/acervo/detalhe/17477