Notícias
LITERATURA
FLIP: IBC tem participação confirmada
Card, fundo verde com folhagens. Em letras brancas, "Instituto Benjamin Constant, espaço parceiro, eu vou, Instituto Benjamin Constant, praça aberta, 31 de julho a 3 de agosto, 23ª Festa Literária Internacional de Paraty. Na lateral superior direita, logo da FLIP. Na lateral inferior, imagem de pássaro em galho de flores. Ao centro, foto da faixada do IBC.
Pela primeira vez em suas 23 edições, a FLIP contará com a participação do Instituto Benjamin Constant. Em sua estreia em um dos mais importantes eventos literários do país, o IBC se fará presente de diversas formas.
Antes mesmo da FLIP começar, profissionais do Instituto irão ministrar um minicurso de Boas Práticas de Acessibilidade para a equipe de organização do evento. Durante os cincos dias de Festa, o IBC terá um espaço na Praça Aberta para divulgação do Clube do Livro em Braille e dos livros acessíveis da Coordenação do Livro Tátil. Como a própria FLIP define, o local irá reunir bancas de editoras independentes, coletivos editoriais e espaços para autores que desejam expor seus trabalhos, aumentando a bibliodiversidade e a diversificação do evento.
Na programação oficial da FLIP, o IBC será responsável pela palestra “200 anos do Sistema Braille e a importância da leitura para a pessoa com deficiência visual”. O encontro será realizado no Auditório do Areal, no dia 1º de agosto, às 14 horas.
O Instituto Benjamin Constant também estará presente na Flipinha – versão da Festa voltada para os pequenos leitores. No dia 31 de julho, às 13h, professoras do IBC irão conduzir contação de história com livro tátil.
Acesse para conferir todas as informações sobre a FLIP.
Sobre a FLIP – Ao longo de mais de duas décadas, a FLIP consolidou-se como uma das mais relevantes manifestações culturais do país, tendo inspirado mais de 300 feiras e festas literárias.
A FLIP é referência nacional em acessibilidade, promovendo a participação autônoma e plena de todos os públicos. Todas as mesas do Programa Principal contam com interpretação em Libras, audiodescrição e tradução simultânea.
Os espaços da Festa foram adaptados para garantir autonomia e conforto: rampas e passarelas permitem a circulação entre os ambientes, enquanto os auditórios contam com piso tátil, mapa tátil, sanitários acessíveis, assentos reservados e prioridade de atendimento para pessoas com deficiência (PcD).
A programação é também transmitida ao vivo, de forma gratuita, pelo site da Flip, pelo canal YouTube e pelo canal de TV Arte1, levando as mesas literárias a públicos de todo o país.
Participantes do IBC presentes na Flip:
Geni de Abreu – Professora de Braille/IBC, coordenadora da revisão braille/IBC e membro da Comissão Brasileira do Braille (CBB).
Hylea de Camargo Vale Assis – Professora de Língua Portuguesa/IBC e supervisora da Imprensa Braille/IBC.
Sabrina Monteiro Pereira Quintanilha - Assistente da Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado/IBC e diretora substituta do Departamento Técnico-Especializado/IBC.