Notícias
FLI
Feira Literária Inclusiva: confira a programação das Mesas-Redondas
A segunda edição da FLI acontece de 25 a 27 de setembro, com programação gratuita.
Mesa 1 - 200 Anos do Sistema Braille
Dia 25, às 10h, no Teatro, com mediação de Lindiane Nascimento.
Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão, que vai falar sobre “Os primeiros livros em braille do Brasil: Produção e circulação no Imperial Instituto dos Meninos Cegos”.
Gabrile é graduado em História pela UFMG, Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela UFABC, Mestre em Educação pela USP e Doutor em Educação pela UFMG. É professor do Departamento de Educação do IBC, atuando como coordenador da Sala de Acompanhamento Pedagógico (SAAP). Concentra seus estudos e pesquisas na área de História da Educação Especial e do livro em braille, nas práticas pedagógicas inclusivas e no atendimento especializado para pessoas com deficiência visual.
Maria Alice Sigaud Machado Coelho abordará o tema "Adèle Marie Louise Sigaud, primeira professora de Braille e Música deste instituto”.
Maria Alice Sigaud é psicóloga, professora assistente aposentada da UFRJ e fundadora da empresa Salud Cuidados, especializada em cuidados para pessoas com deficiência e problemas de saúde mental. Tem uma filha com deficiência intelectual e é sobrinha bisneta de Adèle Louise Farges Sigaud.
Geni de Abreu fará apresentação sobre “Sistema Braille, 200 anos! E agora? Vamos lutar por mais 200…”
Geni de Abreu é Mestra em Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro; Especialista em Letramento e Alfabetização de crianças cegas ou com baixa visão pelo IBC/ISERJ e possui Licenciatura plena em Letras pela Universidade Estácio de Sá. É professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, lecionando Sistema Braille no Instituto Benjamin Constant; coordena a equipe de Revisão de Textos Braille desde 2016; participa da Comissão Editorial das Revistas Braille; faz parte dos grupos de pesquisas GEPA e GPESBRA e representa o IBC na Comissão Brasileira do Braille CBB/MEC desde 2019.
Mesa 2 - Caminhos literários I
Dia 26, às 10h, no Teatro, com mediação de Mariana Reis.
Carla Maria de Souza vai falar sobre “Outros sentidos da escrita”.
Carla Maria nasceu com baixa visão, mas, posteriormente, veio a perder o resíduo visual que possuía. Aprendeu o Sistema Braille quando já estava na antiga sétima série e dedicou-se intensamente a ele, já que descobriu ali um caminho para continuar a ler e escrever como gostava de fazer. Fez o antigo curso de Formação de Professores, formou-se em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, posteriormente, fez Mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou na rede municipal por seis anos e no Instituto Benjamin Constant por 25 como Professora. Tem três livros publicados: A Joia, o Ourives e outras Pérolas (2020) e Valentes, Brilhantes e Perfeitos (2022) e Saboreando Histórias (2024), além de ter participado como autora de um livro para a coleção O Pequeno Benjamin, publicada por este Instituto.
A apresentação de Ramona Torres terá como tema “Literatura e cultura cigana”.
Ramona Torres é autora de livros sobre cultura e religiosidade cigana pela Editora Pallas. É cigana da etnia kalon; dirigente da Confraria VitAurum, oraculista e Yalorixá de Nação Angola e Umbanda, Tata de Kimbanda Malei e professora em cursos de Cultura Cigna, Magia Cigana e Astrologia no Rio de Janeiro e em outros estados. É reconhecida defensora da diversidade, da liberdade religiosa e da cultura cigana, tendo recebido prêmios na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Vereadores pelo seu engajamento nessas causas.
Edilmar Alcantara irá abordar o tema “As bibliotecas do Instituto Benjamin Constant”.
Edilmar Alcantara dos Santos Junior é Mestre em Biblioteconomia pela UNIRIO. Possui graduação em Biblioteconomia (UNIRIO) e Licenciatura em Ciências
Mesa 3 - A Literatura de Cordel no Rio de Janeiro: espaços e perspectivas
Dia 27, às 9 horas, no Teatro, com mediação de Leonardo de Carvalho Augusto.
Almir Gusmão vai abordar o tema “A Academia Brasileira de Literatura de Cordel”.
Almir Gusmão nasceu no Recife, em 1956, vive no Rio de Janeiro desde 1973 e é formado em Letras pela UERJ. A partir de 1980 começou a frequentar a Feira de São Cristóvão, onde se reuniam os principais cordelistas da época. Influenciado pelo talento daqueles poetas, começou a escrever, e hoje é autor de 17 folhetos de cordel. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel desde 2015, onde ocupa o cargo de presidente.
Morgana Ribeiro fará apresentação sobre “A literatura de cordel no Instituto Benjamin Constant: A Cordelteca Acessível Baltazar Dias”.
Morgana Ribeiro dos Santos é professora de Língua Portuguesa do Instituto Benjamin Constant, membro pesquisadora da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e membro da Academia Serra-bentense e Região de Letras e Artes (RN). Possui graduação em Letras, Especialização em Língua Portuguesa, Mestrado em Língua Portuguesa, Doutorado em Estudos da Língua e Pós-doutorado em Língua Portuguesa, pela UERJ. É autora de obras acadêmicas e literárias, incluindo folhetos de cordel, e participa da equipe coordenadora da Cordelteca Acessível Baltazar Dias do IBC.
Fernando Assumpção vai abordar o tema “A Casa Amo Cordel”.
Fernando Assumpção é coordenador e curador da Casa Amo Cordel, um projeto voltado à valorização da literatura de cordel, patrimônio cultural imaterial do Brasil. O projeto coordenado por Fernando foi contemplado pelo programa Reviver Cultural, projeto de revitalização do Centro do Rio promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Mesa 4 - Caminhos literários II
Dia 27, às 13h30, no Teatro, com mediação de Bruna Trindade.
Débora Sanchez fará apresentação sobre “Literatura geek”.
Débora Sanchez é professora Mestre em Ensino de Química, brailista, transcritora e audiodescritora na Educação Especial e Inclusiva. Trabalha audiodescrevendo tirinhas, bandas de rock, fotonovelas, HQs. Também aplica reúso de materiais, com ludicidades nas aulas. E, como cosplayer, promoveu saberes de acessibilidade no mundo geek, causando muita diversão. É fundadora do "Inclusão Nerd" nas redes sociais, promovendo e divulgando, de forma inclusiva, conteúdo sobre cultura Geek, Nerd, Otaku e Pop.
Fabiane Bravo vai abordar o tema “O livro tátil na Literatura Infantil”,
Fabiane Bravo é professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant. Possui Bacharelado e Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas. É Doutora em Educação Especial pela Universidade de Wisconsin-Madison. Integra a Coordenação do Livro Tátil do IBC, onde pesquisa a produção de livros ilustrados táteis para o ensino de Língua Inglesa com crianças. É apaixonada pela arte de contar histórias.
Vitor Marques irá abordar o tema “Uma trajetória de lutas em meio a um mundo diverso”.
Vitor Alberto da Silva Marques nasceu em Lisboa, em 1946. É professor aposentado de História e Sociologia pelo Instituto Benjamin Constant. Licenciado pela UFF, possui pós-graduação em Políticas Públicas para Inclusão (UCAM) e Mestrado em História (IBC). Foi docente na rede estadual e produziu peças teatrais e obras radiofônicas com participação de pessoas cegas. É autor do livro Do outro lado do muro: Inventário de um sobrevivente, assim como de poemas inéditos.