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STRICTO SENSU
DPPE realiza jornada acadêmica do Mestrado
Na foto, a plateia de aproximadamente 20 pessoas, nesta tomada de imagem, acompanha atentamente uma das apresentações.
A IV Jornada Acadêmica do Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual trouxe ao Auditório Maestro Gurgulino 16 pesquisadores, divididos em 6 sessões, sendo 4 delas no primeiro dia (11/12) e duas no segundo dia (12/12). Eles tiveram a oportunidade de expor o desenvolvimento de seus estudos, as investigações e/ou produtos em construção.
O desenvolvimento de processos didáticos e materiais especializados e adaptados são objetivos do programa de mestrado do IBC e a iniciativa da Jornada faz parte da estratégia de disseminação do conhecimento e do fomento de pesquisas na área da inclusão educacional da pessoa com deficiência visual. “Cada ação, cada evento, cada atividade, com este cunho acadêmico, é fundamental para o produto final. Este é o mundo acadêmico! É um privilégio participar”, falou o diretor-geral, Mauro da Conceição, na abertura da Jornada.
Já o diretor do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), Victor da Silveira, reforçou a contribuição do curso na formulação de novas práticas de ensino e novos recursos pedagógicos. Na sequência, Naiara Rust, coordenadora de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, explicou que nesta edição da Jornada foi instituída a apresentação de trabalhos de egressos que tenham se destacado e entrado no relatório como destaque; abrindo a exposição dessa categoria foi convidada Thayane Félix, com o trabalho Organix: funções orgânicas - manual de elaboração e utilização.
Confira os trabalhos apresentados pela ordem de apresentação (autor/título):

- Na foto, no meio da plateia, o professor Arlindo de Carvalho, um dos articuladores da 3ª sessão de apresentações do dia 11/12, fala de pé entre os presentes.
- Vanessa Rocha Zardini Nakajima / “Trajeto ao alcance das mãos: Utilização de maquete em 3D nas aulas de Orientação e Mobilidade”;
- Aline Gouvea Madella / “Promoção de acessibilidade em ambientes institucionais como parte da inclusão social: elaboração de recurso multissensorial como instrumento de orientação à circulação de pessoas com deficiência visual em instituições de ensino superior”;
- Clarissa Rezende Baptista Vilaça / “Estimulando conversas emocionais com alunos com deficiência múltipla sensorial visual”;
- Flavia Souza do Valle Balonecker / “Boneca Sensorial Tátil-Auditiva: Brincadeiras Psicomotoras no Desenvolvimento de Crianças com Cegueira Congênita”;
- Valdileia da Costa Coutinho / “A brincadeira de aprender: Luva silábica como ferramenta de alfabetização para crianças com deficiência visual”;
- Andrea Pereira Machado da Silva / “Entre o Som e o Toque: Estratégia de Comunicação Acessível com a Maleta Objeto Interativa”;
- José Loiola Rodrigues Neto / “Proposição de uma Sequência Didática no Instituto Benjamin Constant”;
- Patrícia Santiago Valadares Melo / “A aplicabilidade da Avaliação escolar em larga escala para alunos com deficiência visual no contexto da Educação Básica”;
- Targila Silva Soares / “A Integração de recursos de Tecnologia Assistiva e o Desenho Universal para a Aprendizagem no processo de ensino: formação de futuros professores por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência”;
- Leonardo Vinicio Lobo da Silva / “Tecnologia assistiva na produção acadêmica de partituras musicais”;
- Micaele de Carvalho Vieira / “Educação estatística ao alcance do toque: tabelas, gráficos e infográficos acessíveis no ensino fundamental”;
- Fernanda Christina dos Santos / “Audiodescrição e acessibilidade comunicacional: uma análise de publicações institucionais no Instagram”;
- Jane Pereira Santos / “A parceria família e escola no processo de escolarização do estudante com deficiência visual: o elo que dá certo”;
- Ruth Cristina de Abreu Antunes Carvalho / “Xadrez Braille Como Estratégia Pedagógica no Ensino da Matemática para os Estudantes com Deficiência Visual”;
- Nathalia Christina Gonçalves Pereira Vieira de Oliveira / “O ensino do judô para pessoas com DV”;
- Hélio de Assis Junior / “Placa Shild-Braille e acessibilidade do Arduíno: promovendo a inclusão de pessoas com deficiência visual em aulas de robótica”.