Notícias
DIA DO ASSISTENTE SOCIAL - 15/5
Divisão de Orientação e Acompanhamento (DOA) agiliza cadastro no Cartão JAÉ
Mãe e filho, aluno do IBC, são atendidos por agente na mesa de cadastramento. A atendente está sentada diante do computador, a criança sentada no outro lado da mesa, enquanto a mãe ao lado acompanha o serviço e presta as informações.
A presença do IBC no mutirão foi organizada pelo assistente social, Victor Elias, e ocorreu em dois turnos - manhã e tarde - e teve as saídas dos grupos diretamente do Instituto, em ônibus escolar. O Cartão JAÉ será obrigatório em transportes municipais do Rio de Janeiro, para a gratuidade nos modais: ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos. "Esse movimento é democrático, pois garante a acessibilidade, o direito à ocupação de espaços e de ir e vir aos deficientes visuais", disse Victor. Esta garantia contribui para o acesso a direitos sociais, ao tratamento de saúde e acesso à educação, entre outros, explicou o assistente social.
"Defendo a concepção de que o trabalho social está vinculado ao exercício dos direitos e da cidadania e, as instituições, como as envolvidas nesta ação, quando cumprem seu papel social junto à população se fortalecem", comentou Victor.
Parcerias
A ação foi possível pela articulação do Serviço Social da DOA/IBC, com: o Serviço Social da Clínica da Família Luiz de Moraes Junior/Complexo Rocha Maia - unidade de atenção primária responsável pela assistência à saúde no território da Urca, com a Divisão de Informação, Controle e Avaliação da Coordenadoria de Atenção Primária - vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD).
A inserção das pessoas no sistema do JAÉ foi feita no Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (CIAD), na Av. Presidente Vargas, n° 1997, em frente a Central do Brasil.
O Dia do Assistente Social - 15 de maio
O dia foi escolhido em função do data de edição do Decreto nº 994/62 que regulamenta a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da classe.
Quem não foi
Para aqueles que não participaram do mutirão, o cadastro para o JAÉ continua. Os residentes no Rio de Janeiro, deverão procurar as Clínicas da Família de abrangência do seu domicílio, e os não-munícipes, devem procurar o CIAD, no Setor de Passe Livre, para agendar seu atendimento para o cadastro de forma presencial.
A data foi escolhida em virtude do Decreto 994/62 editado em 15 de maio de 1962, que regulamenta a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da classe.
