Notícias
INCLUSÃO
Dia Internacional da Pessoa com Surdocegueira: IBC realiza atividades
Alunos reabilitandos enfeitam pilatras com fios em ação da Surdocegueira, no pátio interno do IBC.
Nesta sexta-feira (27/6), celebra-se o Dia Internacional da Pessoa Surdocega e o Instituto Benjamin Constant prepara uma série de atividades para dar visibilidade à data, discutir a surdocegueira e os desafios enfrentados por pessoas surdocegas.
Desde terça-feira (24/6) até a próxima segunda-feira (30/6), alunos do Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS) e do Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART) estão realizando intervenções pelo Instituto. Entre elas, o Yarn Bombing (Bombardeio de Fios), tipo de grafite ou arte de rua que emprega exibições coloridas de fios ou fibras de malha ou crochê, em vez de tinta ou giz. “A proposta é chamar a atenção da sociedade, despertando a curiosidade em relação a temas ou movimentos identitários de grupos sociais”, explicam os organizadores.
Nesta sexta-feira (27/6), será realizada ação de sensibilização sensorial, às 10h30, na Casa Professora Margarida Monteiro. “O IBC atende pessoas com surdocegueira há 30 anos, mas percebemos que ainda se faz necessário dar maior visibilidade a essas pessoas que circulam pelo Instituto, demandando acessibilidade atitudinal, comunicacional e arquitetônica compatível à sua condição sensorial”, explicou a coordenadora do NAEPS, Flávia Miranda.
Todas as atividades fazem parte de um movimento mundial promovido pela Deafblind International (Dbl), organização internacional sem fins lucrativos, que conecta indivíduos e organizações interessados na surdocegueira em todo o mundo.
Sobre o Dia Internacional da Pessoa Surdocega – A data foi escolhida em homenagem a Helen Adams Keller, primeira pessoa surdocega a obter um diploma universitário. Nascida em 27 de junho de 1880, Helen Keller foi uma escritora, conferencista e ativista social norte-americana.
Sobre a surdocegueira - Deficiência que compromete simultaneamente, em diferentes graus, os sentidos da visão e audição. Ser surdocego não significa necessariamente ser totalmente cego ou surdo. Há pessoas que podem apresentar resíduos auditivos e/ou visuais. Contudo, o indivíduo é considerado uma pessoa com surdocegueira quando não consegue compensar a perda visual com o resíduo auditivo ou o contrário, a perda auditiva com o resíduo visual.
A surdocegueira é classificada em dois grupos: surdocegueira congênita, quando o indivíduo nasce com a deficiência; e surdocegueira adquirida, quando a pessoa nasce com perda visual ou auditiva, e adquire a outra ao decorrer da vida.
Atendimento no IBC - Fundado em 1993, o Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS) é responsável por oferecer viabilidades de autonomia do aluno com surdocegueira, visando sua integração sociocultural - considerados os limites, o tempo e a particularidade de cada um. O Núcleo também realiza consultoria a instituições de ensino que tenham alunos com surdocegueira.

