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Livro dos 170 anos
Comissão divulga textos selecionados
Card: Fundo arvorismo. Letras brancas. Ao lado, direito, logo 170+ (170 na cor branca com sinal de “+” em dourado, à direita do número zero). Informação textual: "Livro Vivências, Publicação comemorativa, dos 170 anos, Confira lista dos textos selecionados".
A comissão de avaliação do Livro dos 170 do IBC foi composta por Rodrigo Agrellos Costa (presidente), Sylvia Soares de Souza, Margareth de Oliveira Olegário Teixeira, Victor Luiz da Silveira, Rachel Maria Campos Menezes de Moraes, Jorge Fiore de Oliveira Junior, Alessandro Luiz Xavier Borges Pereira, Carolina Borio Dode e Jessica Mauch Almeida Rossoni.
Ao todo foram recebidos 40 textos, sendo que a comissão aprovou 38 destes – os demais estavam fora do escopo da publicação. O material aprovado está passando por revisão e em seguida segue para diagramação. A previsão é que o livro seja publicado no primeiro semestre de 2026.
Confira a lista dos textos que farão parte do Livro dos 170 anos:
– “Construção de uma cartilha para a criação de um acervo inclusivo na biblioteca Prof. Luís Palhano Loiola (FAEC/UECE)”, de Arnaldo Ricardo do Nascimento
– “Carta de fim de semestre”, de Isis Ferraz de Moura
– “Os Dedinhos Mágicos”, de Luciana Barros Farias Lima, Carmem Leni Silva Figueiroa, Amora Freitas dos Santos Lima, Ângelo Michel Pereira da Costa, Bernardo Anastácio de San’tanna, Dante Ferreira Porto Lopes, Davi Reis Rezende, Elloah Vitória da Silva e Larissa Tavares Lima
– “A importância do setor de reabilitação do Instituto Benjamin Constant: a trajetória de um artesão surdocego”, de Daniele dos Santos de Oliveira de Vasconcellos, Flavia Daniela dos Santos Moreira e Icléia Silveira
- “IBC”, de Ângela Cristina Duarte Sousa
– “A força dos vínculos duradouros entre escola, alunos e famílias”, de Jane Pereira Santos
– “Entre memórias e práticas: A fisioterapia e a terapia ocupacional no Instituto Benjamin Constant”, de Thiago Sardenberg e Vanessa Zardini
– “Estimulação Precoce: relato de experiência docente à luz do imaginário infantil”, de Luciana Teixeira Bernardo e Patricia Soares de Pinho Gonçalves
– “Pedagogia da presença”, de Raíssa Guimarães Teixeira Machado
– “Vivências, narrativas e percepções sobre o mestrado profissional do Instituto Benjamin Constant”, de Jaqueline de Oliveira Costa Melo e Flavia Daniela dos Santos Moreira
– “Queimado Adaptado para Pessoas com Deficiência Visual na Educação Física Escolar”, de Marcelo Moreira de Souza e Graziela Torri da Silva
– “A leitura do mundo pelas mãos: a importância dos materiais grafotáteis no Ensino de Matemática”, de Fábio Garcia Bernardo
– “Além do olhar”, de Wanderlei Pinto da Motta
– “Protagonismo feminino e inclusão de mulheres com deficiência visual na Computação” de Yndiana Cabral Gouveia Viana e Maria Luciene de Oliveira Lucas
– “A história de uma biblioteca em verso e prosa”, de Ângela Cristina Duarte Sousa e Edilmar Alcantara dos Santos Junior
– “Transformando pesquisadores: relatos de experiência e aprendizado durante uma pesquisa de mestrado em design no Instituto Benjamin Constant”, de Jefferson Carneiro e Doris Kosminsky
– “O Jardim da Esperança”, de Priscila Alves da Silva de Mattos
– “Operação topo da estante”, de Theo Caldas Freire
– “Metas que possibilitem atingir o sucesso em meio a educação para pessoas com deficiência visual”, de Hessel Marani Lima
– “A vivência da radionovela com alunos com deficiência visual” - Sofia Castro Hallais
– “Aprender a descrever: entre a imagem, a palavra e o som”, de Igor Affonso e Julie Pires
– “João Gomes e suas histórias”, de Kemilly Siqueira da Silva Pereira
– “A roda de samba como ferramentas pedagógica no Instituto Benjamin Constant”, de Mariana dos Reis Santos
– “Vivências pedagógicas na bidocência com crianças com deficiência visual associada a outras deficiências no Instituto Benjamin Constant”, de Alice Maria de Araujo de Almeida Martins e Mariana dos Reis Santos
– “#MulheresEscritoras: o Twitter como ferramenta de promoção da leitura crítica entre estudantes com deficiência visual”, de Bianca Della Líbera e Vanessa França da Silva
– “A origem da Educação Física para pessoas com deficiência visual no Brasil: marcos históricos 1854 – 1984”, de Sergio Henrique Almeida, Fábio Brandolin, Hessel Marani Lima, Graziela Torri e Marcelo Moreira de Souza
– “A Geografia no Instituto Benjamin Constant: Caminhos e transformações no século XXI” de Luciana Maria Santos de Arruda, Fernando da Costa Ferreira, Robson Lopes de Freitas Junior, André Luiz Bezerra da Silva, Bruno Mendes Mesquita e Rogerio Luis Pereira Mafra
– “Esportes Adaptado paras Pessoas com Deficiência Visual na Educação Física Escolar”, de Marcelo Moreira de Souza
– “Produção de materiais especializados para vivências multissensoriais com crianças com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant”, de Talita Adão Perini de Oliveira, Fausto Maioli Penello, Glauber Lameira de Oliveira e Kelli Teixeira Penello
– “Os ventos me levaram”, de Maria Isabel Da Silva Oliveira
– “A musicografia braille e o direito da pessoa com deficiência visual sobre a música”, de Angélica Ferreira Beta Monteiro e Suzana de Morais Berriel
– “A importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança com deficiência visual no contexto educacional do Instituto Benjamin Constant”, de Glauber Lameira de Oliveira e Talita Adão Perini de Oliveira
– “A História da Coordenação do Livro Tátil no Instituto Benjamin Constant: trajetórias que se entrelaçam e florescem”, de Fabiane Bravo de Martins Bastos, Luciana Maria Santos de Arruda, Luciana Teixeira Bernardo, Mara Cristina de Souza , Patricia Ignácio da Rosa, Patricia Soares de Pinho Gonçalves e Tânia Maria Moratelli Pinho
– “Contribuições do Instituto Benjamin Constant na formação docente para o ensino de matemática a estudantes com deficiência visual”, de Wagner Rohr Garcez
– “Metodologias Ativas na Educação Especial: a sala de aula invertida no Ensino de Ciências para Estudantes com Deficiência Visual”, de Naiara Miranda Rust
– “O passado do Setor Educação Infantil do Instituto Benjamin Constant como jardim de infância: História tecida e constituída coletivamente”, de Kelli Teixeira Penello
– “Vivendo o corpo como instrumento autoterapeutico”, de Márcia Lins Abade, Mércia Ferreira de Souza e Rogério Pinto de Lima
– “Meus vinte e quatro anos de vivências dentro dos 170 anos de experiências no IBC”, de Fabíola Vianna da Costa Nunes