Notícias
EVENTO
Biblioteca Louis Braile promove debate sobre inclusão
Isabel, Mauro, Raquel, Nara, Jaqueline, Débora e Edilmar
O aniversário é só em agosto, mas as comemorações pelos 120 anos da Biblioteca Louis Braile já começaram. Nesta quarta-feira (12/3), no auditório Maestro Gurgulino de Souza, foi realizado café de confraternização e debate sobre inclusão.
O evento teve início com a apresentação da equipe que atua nas bibliotecas do IBC - Louis Braille, Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA) e Acervo Infanto-Juvenil. Débora Paoni, Edilmar Alcantara dos Santos Jr, Maria Isabel Oliveira, Angela Cristina Duarte Sousa e Luzia Cardoso falaram sobre sua trajetória na instituição e sua relação com os livros e seus usuários.
Em seguida, foi exibido um vídeo com depoimentos de bibliotecários Jasper Ferreira e Patricia Stilpen, ex-funcionários da biblioteca Louis Braile. Dando sequência, Simone Simões fez um relato emocionado em homenagem à ex-bibliotecária Sara de Paula Sacramento Dória, representada pelo viúvo e pela irmã.
“Os desafios da pessoa bibliotecária frente às demandas da inclusão” foi o tema do debate que reuniu as bibliotecárias Jaqueline Barradas, professora da UniRio; Raquel Chagas, bibliotecária documentalista no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (UFRJ) e Nara Campos, que atuou na Biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR). As convidadas compartilharam suas experiências sobre o tema.
A diretora do Departamento de Educação (DED), Karine Vieira, e a responsável pela Coordenação de Assessoramento Pedagógico (CAPA), Mariana Reis, falaram da importância da biblioteca para a formação dos alunos do DED. Já o diretor-geral Mauro Conceição parabenizou a iniciativa do evento, agradeceu a presença dos convidados e lançou um desafio: “A importância do tema merece uma programação ampliada. Esperamos até o final do ano nos encontramos novamente para refletir sobre a acessibilidade das bibliotecas e a necessidade da inclusão de todos”.

