Notícias
RECONHECIMENTO
Alunos do IBC são premiados na OBMEP
Card fundo azul e letras pretas. Ao centro, logo da décima nona Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP - IMPA 2024. Imagem em desenho de homem e mulher com medalhas em mãos. Texto: "Instituto Benjamin Constant, Alunos do IBC são premiados na 19ª OBMEP 2024, www.gov.br/ibc". Na margem inferior: as logos do IBC, do Ministério da Educação e do Governo Federal.
18,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, de 56.513 instituições públicas e privadas, espalhadas em 5.564 cidades brasileiras. Os números são grandiosos e mostram a importância da competição que, em 2024, chegou ao 19⁰ ano de realização.
O Instituto Benjamin Constant já participou de outras edições da OBMEP, mas nunca chegou a resultados tão positivos como em 2024. Na premiação estadual, Nicollas Cúrcio da Silva ganhou a medalha de bronze. E na premiação nacional, os alunos David Lucas Alves Rocha e Nicolas Cúrcio da Silva (nível 2) e Sophia Gabrielli de Melo da Silva (nível 1) receberam Menção Honrosa. Todos foram unânimes em afirmar que a experiência foi muito positiva e que irão participar novamente da competição.
Os resultados são fruto de um trabalho que teve início em 2023, com a realização de oficinas nas quais os alunos tiveram contato com os tipos de questões exploradas na OBMEP. “Fizemos as devidas adaptações, tornando-as acessíveis para pessoas com deficiência visual. Para nossa alegria, tivemos cerca de 80 inscritos na primeira fase. E dos quatro alunos que participaram da segunda fase da competição, três foram condecorados – um com medalha e outros com menção honrosa”, explicou o professor Luigi Amorim, responsável pelo projeto de ensino.
A expectativa é que na edição de 2025 mais alunos participem das oficinas e se inscrevam na OBMEP, a maior olimpíada científica do país. “Mais importante que o bom rendimento na competição, a experiência só comprova que não há limite para a pessoa com deficiência – seja ela visual ou qualquer outra. Basta que sejam dadas as condições adequadas, essa pessoa pode se desenvolver e alcançar seus objetivos. Esse é o nosso papel no IBC e, tenho certeza, nossos alunos irão conquistar novos e maiores desafios”, concluiu Luigi.