Notícias
RECONHECIMENTO
Aluna do IBC conquista 1º lugar no prêmio FAPERJ
Card com fundo cinza. Em letras pretas, "Instituto Benjamin Constant, Reconhecimento, Aluna do IBC conquista 1º lugar no prêmio FAPERJ". Ao centro, imagem da aluna Andreia Meireles de Souza. Abaixo, logo da FAPERJ e das Garotas Cientistas do IBC e IFRJ.
Andreia Meireles foi premiada na categoria Jovem Talento (Pré-Iniciação Científica), do Prêmio FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) de Ciência, Inovação e Reconhecimento. A aluna é integrante do projeto Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ desde 2024. Como bolsista Jovens Talentos da FAPERJ, destacou-se na produção de cards acessíveis, na criação de podcasts, na comunicação científica e na representação do projeto em eventos acadêmicos, feiras e seminários.
"A trajetória de Andreia vem sendo marcada pelo comprometimento, pela criatividade e pela excelência na atuação acadêmica e científica. Sua atuação reafirma a potência da mulher com deficiência visual na tecnologia, na ciência e na produção de conhecimento acessível", afirmou a professora Maria Luciene Lucas, orientadora do projeto Garotas Cientistas e responsável pela indicação da estudante ao prêmio.
Para Maria Luciene, a conquista é motivo de imenso orgulho para o projeto, para o IBC e para toda a comunidade acadêmica. "Além de inspirar outras jovens, fortalece a educação pública e reafirma a ciência como espaço de diversidade, sensibilidade e transformação social", completou.
Acesse o resultado final: https://www.faperj.br/rp/downloads/Resultado_Final_Pr%C3%AAmio_FAPERJ_eixo_1.pdf