Notícias
Programa Funarte Aberta recebe “Projeto Retomada – Teatros Negros” no RJ
“Projeto Retomada – Teatros Negros” - foto: Guilherme O`doro
O Teatro Cacilda Becker, espaço cultural da Funarte no Rio de Janeiro, recebe entre os dias 10 e 31 de julho o Projeto “Retomada – Teatros Negros”. A iniciativa inclui um curso de formação gratuito, direcionado a artistas negros(as) da cena fluminense, nas áreas de teatro, performance, canto, artes integradas, corpo, oralidade e gestão cultural. As inscrições estão encerradas, mas há atividades abertas ao público.
Com apoio do Programa Funarte Aberta, o curso reúne oficinas teóricas e práticas, que incorporam conceitos relacionados à diáspora africana. Os estudos incluem: teatro; canto e aprimoramento da voz; trabalhos de corpo; “história dos teatros negros”; gestão de carreira e direção de arte. “Entre os professores estão nomes reconhecidos da cena artística e na acadêmica negra nacional e internacional, como Leda Maria Martins, Aza Njeri, Carmen Luz, Eliane Dias, Gustavo Melo, Hilton Cobra, Rafa Correya, Rubens Oliveira, Sidney Santiago Kuanza, Valéria Monã, entre outros”, informa a produção.
O projeto Retomada – Teatros Negros é orientado para o fortalecimento das trajetórias artísticas de profissionais negros e negras. “É uma potente ação formativa, inspirada nos estudos de Leda Maria Martin, comprometida com a reconstrução do setor artístico após os impactos da pandemia de covid 19”, acrescenta a sinopse. “O objetivo global é formar artistas em diálogo com as múltiplas linguagens e tecnologias do teatro negro”, resume Sol Miranda, diretora-geral da iniciativa.
“A ação também promove um encontro entre gerações de mestres e de novos artistas, fortalecendo uma rede de trocas e permanências”. O evento de abertura foi realizado em maio com a palestra de Leda Maria Martins, na qual ela expôs uma reflexão, com o tema "Encruzilhadas da Cena Negra". Em sua fala, a professora abordou caminhos possíveis para a retomada da cena teatral.
As inscrições foram realizadas entre 22 de maio e 1º de junho. As atividades abertas ao público são divulgadas no Instagram @grupoemu.
O projeto é uma realização da Firjan SESI, com supervisão de Hilton Cobra, metodologia de Gizelly de Paula e produção de Angelo Fernandes. A assessoria de imprensa é assinada por Alessandra Costa.
Serviço
“Projeto Retomada –Teatros Negros”
Formação para Artistas da Cena Negra Fluminense
10 de junho a 31 de julho de 2025
Horários: terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 13h15
Público-alvo: profissionais negros
Participação gratuita, com inscrições prévias
Classificação indicativa: Livre
Mais informações
Para o público – e-mails: retomadateatrosnegros@gmail.com | Rede social: Instagram @grupoemu | Whats.: (21) 981953203