Notícias
Espetáculo “Quarto de Empregada", clássico de Roberto Freire volta à cena no Rio de Janeiro
Espetáculo "Quarto de empregada" / Ju Guimarães
A peça “Quarto de Empregada”, escrita por Roberto Freire, retorna aos palcos cariocas, nos finais de semana de novembro, na Sala Murilo Miranda do Teatro Glauce Rocha – espaço cultural da Funarte no centro do Rio de Janeiro. Com direção de Lourenço Marques, o espetáculo conta com apoio do Programa Funarte Aberta. A temporada é de 1 a 30 de novembro, sábados às 19h30h e domingos às 18h30h.
O enredo retrata uma noite de espera e desilusão: Suely, uma jovem grávida, aguarda Argemiro, seu namorado, que diz ser militar de carreira, com quem planeja viver. Sua colega de quarto, Rosa, idosa marcada pelas durezas da vida, percebe a farsa e tenta ajudar Suely, convencida de que Argemiro jamais aparecerá. A obra desvenda a dura realidade dessas duas mulheres, expondo verdades dolorosas e sonhos despedaçados dentro de um ambiente sem espaço, com atmosfera claustrofóbica onde moram: o “quarto de empregada” da casa dos seus patrões.
“A peça não apenas explora a solidão e o desespero dessas mulheres, mas também denuncia as tensões sociais e as expectativas de gênero presentes na época. Escrita um pouco antes do início da ditadura militar. “Quarto de Empregada” foi censurada, por sua crítica escondida no texto, à opressão e à repressão política, tornando-se um símbolo da resistência cultural e uma reflexão sobre a condição da mulher e da classe trabalhadora no Brasil”, comenta a produção. “De classificação livre, a montagem oferece uma oportunidade única de refletir sobre o passado e as complexas relações humanas em uma sociedade marcada por silenciamento e repressão”, complementa.
"Retornamos ao Rio de Janeiro com essa peça, o que revela a potência da obra e da história. O texto nos mostra que, apesar de se passar em 1958, a realidade pouco mudou. O público terá mais uma chance de mergulhar conosco nessa montagem”, destaca o diretor, Lourenço Marques.
Serviço
Espetáculo teatral “Quarto de Empregada”
Temporada: 1 a 30 de novembro
Sábados às 19h30 e domingos às 18h30h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 50 | Meia-entrada: R$ 25 | Vendas pelo Sympla e bilheteria local
Local: Teatro Glauce Rocha – Sala Murilo Miranda
Av. Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ)