Notícias
Cia Devir chega a João Pessoa com o premiado espetáculo “Nove Tentativas de Não Sucumbir”
Espetáculo “Nove Tentativas de Não Sucumbir” - Cia Devir / Divulgação
A pernambucana Cia Devir traz a João Pessoa o espetáculo “Nove Tentativas de Não Sucumbir – uma peça de trapézio” no dia 23 de novembro (domingo), às 19h, no Theatro Santa Roz. Combinando virtuosismo, risco físico e criatividade, o espetáculo traz marcas fortes do circo contemporâneo, transformando o trapézio em um espaço de experimentação e poesia, com performances de Vitor Lima e João Lucas Cavalcanti.
Integrante do Circuito Funarte de Circo Carequinha 2023, “Nove tentativas de não sucumbir” mistura circo, teatro e humor para transformar o trapézio em metáfora de resistência e reinvenção. A obra reflete sobre persistir diante das adversidades e sobre afirmar as próprias diferenças em um mundo que tenta padronizar corpos, gestos e experiências. Sob direção do francês Jean-Michel Guy, questiona o que nos impulsiona a seguir tentando, mesmo na incerteza.
Logo após o espetáculo haverá uma roda de diálogo com a plateia sobre a criação e a trajetória da companhia. Tanto a apresentação quanto a roda de diálogo terão acessibilidade em libras e a classificação indicativa é de 12 anos. Todas as atividades (encenação e residência artística) são gratuitas.
Sobre a Cia. Devir – A Cia Devir é uma companhia circense fundada em 2014 pelos artistas pernambucanos João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, ambos formados pela Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (RJ). A companhia se destaca pela pesquisa que integra o circo a outras linguagens — como o teatro, a dança e o audiovisual — e por usar a arte circense como espaço de reflexão e diálogo com questões socioculturais.
Entre suas obras estão os espetáculos ‘Experimento VI: Isso (não) é um número de circo!?’ e ‘Nove tentativas de não sucumbir – uma peça de trapézio’. A Devir também é responsável por criações de números autorais como ‘Órbita’, ‘Assum Preto’ e pelo projeto Circo em Fervo, que aproxima o circo da cultura popular e do frevo.
A companhia já circulou por festivais no Brasil e no exterior, como o Festival de Circo do Brasil, o Festival de Inverno de Garanhuns, o Sesc Artes no Centro e o L’européenne de Cirques (França). Internacionalmente, integrou o projeto Circus Incubator (França, Suécia, Canadá e Brasil) e realizou residências no La Grainerie (França), no La Central del Circ (Espanha). Mais recentemente, esteve na Argentina, com a artista Gabi Parigi (Proyecto MIGRA).
Serviço
Espetáculo ‘Tentativas de não sucumbir’ + roda de diálogo com os artistas
Data: 23 de novembro (domingo)
Hora: 19h
Local: Theatro Santa Roza - João Pessoa (PB)
Ingressos gratuitos a serem distribuídos às 18h, na bilheteria do teatro
Duração: 1h
Classificação indicativa: 12 anos
Acessibilidade: Tanto a apresentação como a roda de diálogo com intérpretes de libras
Entrada gratuita