Notícias
oficina, corpo, psicologia social, Teatro Dulcina, Funarte
Oficina multiartística ‘Corpo: território que possibilita experienciar a vida na Terra’ realiza-se no Teatro Dulcina, da Funarte
O Teatro Dulcina – espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta, em sua Sala de Ensaios de 7 a 21 de julho, aos domingos, a oficina Corpo: território que possibilita experienciar a vida na Terra”. Direcionada a interessados em todas as formas de arte, a atividade tem como objetivos: mostrar que “as artes, assim como o cuidado, são potências de transformação social”, resume a facilitadora, a psicóloga Ana Carolina Dias. O horário é das 14h às 17h. As inscrições para o último dia, domingo (21), estão abertas e têm preços populares.
A oficina envolve dinâmicas com objetos, tais como almofadas, conchas, tecidos, tintas, e outros, e materiais – argila, carvão, papel, jornal, tecidos, etc. –. O objetivo é estimular o pensamento sobre a arte, o cuidado, o corpo, as subjetividades, a Terra e outros conceitos. Não é necessária nenhuma formação nem é definida uma área de atuação para o trabalho – “o espaço é plural”, define a ministrante.
“Como construir novos imaginários? É possível criar e sustentar uma nova relação entre arte, subjetividade e corpo? Conseguimos acolher e desejar nossas diferenças? É possível experimentar um corpo coletivo em contraposição a estratégia colonial individualista e solitária? Essas e outras questões nos guiarão na construção coletiva dessas oficinas”, diz Ana Carolina. “O cuidado de si é já um movimento artístico de reinvenção”, acrescenta. Sua proposta é “acessar o lúdico, esse espaço-tempo do sensível, essa dimensão onírica onde sonho e realidade, passado, presente e futuro, assim como o agora das sensações do corpo nos convocam a experimentar o novo e misterioso momento do presente, momento da criação”, detalha.
A facilitadora é formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestra em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Entendendo que toda estética é composta por uma ética e uma política, enfatizamos que a sensibilidade é a nossa principal ferramenta de trabalho e acreditamos que é no encontro e nas relações que nos inventamos”, conclui.
Oficina multiartística
“Corpo: território que possibilita experienciar a vida na Terra”
Dias 7, 14 e 21 de julho 2024, domingos, das 14h às 17h
Público-alvo: interessados em qualquer linguagem artística
Não é necessária nenhuma formação nem é definida uma área de atuação – o espaço é plural
A Ministrante: Ana Carolina Dias é formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestra em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Classificação indicativa: 18 anos
Participação: $30 por encontro
Inscrições e mais informações pelo e-mail: corpo.territorio@hotmail.com
Teatro Dulcina – Sala de Ensaio
Endereço: Rua Alcindo Guanabara 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ) – Próximo ao Metrô Cinelândia
Espaço da Fundação Nacional de Artes - Funarte

