Qualificação cadastral

Consulta Qualificação Cadastral em lote - oferece aos empregadores um aplicativo para identificar possíveis divergências entre os cadastros internos das empresas, o Cadastro de Pessoas Físicas - CPF e o Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS, a fim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões de trabalhadores no eSocial.
Para a consulta em lote, será obrigatório o acesso por meio de Certificado Digital (Clique aqui para obter orientações sobre Certificado Digital).
Com a versão simplificada do eSocial, o NIS – Número de Identificação Social não mais será informado. Portanto, possíveis inconsistências na base do PIS/PASEP/CNIS não serão impeditivas para o envio dos eventos de admissão/cadastramento inicial.
A validação de consistência de dados cadastrais será feita exclusivamente na base do CPF.
Apesar da não utilização do NIS no eSocial, a qualificação cadastral continua sendo importante para que os eventos enviados sejam apropriados corretamente pelo CNIS, sobretudo para identificação de inconsistências no cadastro referentes a trabalhadores que já possuíam vínculo anterior ao eSocial.
Ressaltamos a necessidade da consulta e saneamento dos dados cadastrais principalmente para os trabalhadores do serviço público, considerando que a grande maioria destes trabalhadores não tem seus benefícios concedidos pelo INSS, com isso a possibilidade de existir inconsistências cadastrais é grande.
Para atender à necessidade de consulta dos dados de trabalhadores e beneficiários que não possuem NIS, a Consulta Qualificação Cadastral - CQC foi adaptada para permitir a informação de um NIS padrão, a saber: 13333333332.
Em um mesmo lote é possível inserir dados de trabalhadores com NIS real e com o NIS Padrão.
Quando o NIS Padrão for informado, a validação dos dados cadastrais será realizada apenas na base do CPF.
IMPORTANTE: os empregadores CPF NÃO são obrigados a fazer a qualificação cadastral de um novo empregado. O fato de não ter feito a qualificação cadastral do trabalhador não inviabiliza o envio do evento de admissão no eSocial que valida os dados do CPF na base da Receita Federal.
A Consulta Qualificação Cadastral em lote está ativa apenas para downloads de arquivos enviados até o dia 15/08/2025. O sistema está suspenso para novas consultas, conforme notícia já publicada.