Notícias
RIO GRANDE DO NORTE - Entrega de mais de mil hectares fortalece comunidade quilombola no semiárido potiguar
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através da Superintendência Regional do Rio Grande do Norte, participou, nesta quinta-feira (11), de uma cerimônia no Quilombo Macambira, localizado na zona rural do município de Lagoa Nova (RN). O evento marcou a entrega de mais de mil hectares à comunidade quilombola, encerrando uma luta pela terra que já durava 30 anos. Durante o ato, foi assinada a emissão de posse: o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) comprou a área, que passou oficialmente à posse do órgão e será doada à comunidade.
A comunidade já possuía cerca de 500 hectares e vai incorporar agora mais 1.100 hectares às suas terras quilombolas. O fato é considerado um marco histórico no Rio Grande do Norte, pois simboliza a retomada de um território do qual os moradores haviam sido retirados à força há três décadas.
A Companhia deverá atuar junto à comunidade para orientá-la sobre o acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), porém ainda não há definição de recursos ou de compras garantidas. Atualmente, a prioridade é prestar apoio técnico e institucional para que os agricultores quilombolas possam se organizar para futura participação no programa, inclusive por meio de estudos para viabilizar eventual compra direta de farinha produzida no local.
No dia anterior, quarta (10), a Conab marcou presença na Mostra de Experiências da Agricultura Familiar “Produção da Agricultura Familiar para a Convivência com o Semiárido”, no Assentamento Marco Freire, em Pendências (RN). O evento foi promovido pelo Centro de Estudos e Assessoria Aplicadas ao Desenvolvimento Técnico (CEAAD), pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pendências (STTR), pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Solidário, pelo Grupo de Mulheres da Porteira e pelas Associações Marco Freire e Campo Verde.
A atividade reuniu organizações que atuam no fortalecimento da agricultura familiar no semiárido potiguar. A programação contou com reunião com o Grupo de Mulheres Resilientes, feira da agricultura familiar e a mostra de experiências desenvolvidas pelas famílias assentadas.
No Assentamento Marco Freire, criado em 1997 e formado por 115 famílias, a produção diversificada inclui culturas como melancia, melão, macaxeira, mamão, banana, coco e caju, representando importante fonte de renda e de abastecimento alimentar para o município e região. A participação da Conab nessas ações dialoga com políticas públicas de apoio à comercialização da agricultura familiar e de incentivo a sistemas produtivos adaptados ao semiárido.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br