Notícias
Primeiro dia na Colômbia é marcado pela assinatura de projeto inédito entre Conab, FAO e ABC
Na manhã de hoje (13), na abertura da X Reunião da Rede Regional de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos América Latina e Caribe (Rede SPAA), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) assinaram a Ação Regional para Fortalecer as Instituições Públicas de Abastecimento e Comercialização de Alimentos, novo projeto de Cooperação Sul-Sul Trilateral no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil–FAO.
"A Conab se tornou uma grande referência para todos países membros da Rede, por todo seu espírito de cooperação demonstrado ao longo desses anos participando dessa organização. Estamos muito impressionados positivamente em com a notícia de que o Brasil saiu do Mapa da Fome da FAO/ONU correu o mundo, especialmente aqui na América Latina e no Caribe, a gente tem um entusiasmado apelo para que a Companhia coopere cada vez mais com esses países, compartilhando o conhecimento que nós adquirimos ao longo de nosso atuação sobre abastecimento alimentar e as políticas públicas que nós montamos junto ao governo federal. Nós vamos continuar agora consolidando essa troca de experiências para que o Brasil não só demonstre sua expertise, mas também aprenda com todas essas nações parceiras", frisou Edegar Pretto, presidente da Conab.
Com um investimento total de U$ 550 mil (convertido na moeda brasileira, o recurso é de cerca de R$ 2,7 milhões de acordo com a cotação atual da moeda estadunidense) sendo U$ 500 mil em recursos financeiros e U$ 50 mil em outras contrapartidas, esta é a primeira vez que um membro da Rede SPAA, a Conab, contribui financeiramente para fortalecer o arcabouço institucional da Rede.
“Este ato pioneiro da Conab, com esse aporte monetário, irá fortalecer a Rede nos temas de abastecimento alimentar, comercialização de alimentos, segurança alimentar e nutricional e da cooperação técnica entre os países a nível regional. É um projeto de extrema importância para essa organização que é um espaço de colaboração, integração, intercâmbios de boas práticas no âmbito de políticas públicas”, destacou João Marcelo Intini, oficial da FAO para Sistemas Alimentares da América Latina e Caribe.
Ao longo de 20 meses, o projeto desenvolverá ações com o objetivo de sistematizar e transferir conhecimento regional para aumentar a resiliência dos sistemas agroalimentares, reduzir vulnerabilidades em função de crises econômicas, sociais e ambientais, e também tornar os SPAAs mais eficientes, inclusivos e sustentáveis.
“O Brasil acredita profundamente na Cooperação Sul-Sul, na qualidade de ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável, baseado em solidariedade, respeito mútuo, troca de experiências e construção conjunta de soluções. A assinatura deste novo projeto representa a expressão concreta desse compromisso, o Brasil compartilhará sua expertise e fortalecerá capacidades institucionais da região, contribuindo para a promoção e a consolidação de sistemas alimentares mais justos, resilientes e sustentáveis na América Latina e no Caribe”, salientou a chefe de gabinete da Agência Brasileira de Cooperação, Andréia Rigueira.
Assinaram o documento o presidente da Conab e atual presidente da Rede, Edegar Pretto, a ministra de Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) da Colômbia, Martha Carvajalino, a chefe de gabinete da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), Andréia Rigueira, e Representante da FAO na Colômbia, Agustin Zimmermann.
Novo membro da Rede - Na ocasião, também foi efetuada a inclusão do Uruguai na organização, que a partir de agora vai contar com 19 países integrantes da América Latina e Caribe. A adesão é um passo importante na consolidação dos esforços conjuntos para a melhoria dos sistemas públicos de abastecimento e comercialização de alimentos, beneficiando produtores e consumidores de toda a região.
Compartilhamento de experiências - Finalizando a programação do primeiro dia do evento, ao final da tarde, o presidente da estatal fez uma apresentação no segundo painel técnico “Desafios do Abastecimento Alimentar e a garantia do acesso para as populações vulneráveis e produtores em risco de exclusão”. Como painelista, Edegar abordou as principais políticas públicas para a realização de compras governamentais da agricultura familiar no Brasil, a formação de estoques públicos, a garantia de preços e a Cooperação Brasil-FAO.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br