Notícias
MARANHÃO - Conab entrega 3,7 toneladas de alimentos do PAA no estado
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou uma missão oficial ao Maranhão, nos dias 7 e 8 de julho, com foco no fortalecimento dos projetos quilombolas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado. A agenda incluiu entregas simbólicas de 3,7 toneladas de alimentos a entidades socioassistenciais em São Luís e Itapecuru-Mirim, com a participação do presidente da estatal, Edegar Pretto.
Com o objetivo de valorizar a participação de mulheres quilombolas no PAA, programa que fortalece a agricultura familiar através da compra direta de alimentos produzidos pelos agricultores, sem necessidade de licitação, a Companhia destinou os alimentos adquiridos a organizações que dão assistência à população em situação de insegurança alimentar e nutricional.
“Essas entregas de hoje tem um significado extraordinário, pois nos dá a noção do alcance que um programa social como o PAA tem, uma política pública que muda efetivamente a vida das pessoas. Neste mês, o PAA nacionalmente completa 22 anos, agora estamos vendo a grandiosidade dessa volta do PAA, da Conab novamente reestruturada, então é um momento muito especial comemorar essa história aqui no Maranhão”, declarou o presidente da Companhia, Edegar Pretto.
Na segunda-feira (07), a primeira entrega de alimentos foi na Casa Acolher, no bairro Jordoa, localizado na capital maranhense. A instituição recebeu aproximadamente 600 kg de produtos do PAA, incluindo milho verde, raiz de mandioca, couve folha, abobrinha, pepino, melancia, quiabo, cheiro verde, maxixe, abóbora, banana e alface. Os produtos foram fornecidos por três associações e entregues com o apoio do SESC Mesa Brasil, que busca os alimentos nas comunidades e faz a entrega dos produtos nas diversas instituições cadastradas.
Para a presidente da Associação Mulheres do Campo em Ação, Maria Antonia Cavalcante, é muito gratificante participar das entregas em que os alimentos produzidos pelas mulheres rurais maranhenses são doados a quem mais precisa. “Saber que os alimentos que nós, mulheres do campo, cultivamos, estão vindo para instituições onde realmente irão aproveitá-los e serão distribuídos para pessoas que estão passando por necessidade faz a gente entender a relevância do nosso trabalho. Além disso, o PAA é muito importante para também para a nossa associação, pois gera renda para as mulheres integrantes e dá visibilidade para a nossa comunidade, nos dando destaque como produtoras rurais”, afirmou.
Ainda na segunda-feira, a Conab fez a entrega de 2,4 toneladas de alimentos à Cozinha Solidária do Instituto Adson Fernando Ferreira Araujo (IAFFA), também localizada no bairro Jordoa. Foram doados arroz, abóbora, farinha de mandioca, feijão caupi, maxixe, raiz de mandioca, banana, melancia, milho verde, limão, batata doce e polpas de frutas, fornecidos pela Cooperativa Mista das Áreas de Reforma Agrária do Vale do Rio Itapecuru (COOPEVI) e Cooperativa dos Produtores de Acerola, Graviola e Cupuaçu (COOPERCITRICO). Esta unidade representa a maior cozinha solidária do estado no âmbito do PAA Cozinha Solidária.
Segundo Rodrigo Comerciário, coordenador da Cozinha Solidária do IAFFA, as doações da Conab a unidade em que atua é um reforço ao trabalho dos voluntários que se dedicam a preparar refeições a quem mais precisa. “Antes, éramos apenas nós e Deus, e agora Deus enviou a Conab para dar este suporte a nossa Cozinha Solidária, que melhorou muito nossas operações para o atendimento aos moradores de rua e comunidades em vulnerabilidade social aqui de São Luís. Nós não temos como agradecer todo apoio que recebemos do governo federal, é incomparável o que éramos antes e o que somos agora após o apoio da Conab”, relatou.
Na terça-feira (8), a Conab esteve no Quilombo Oiteiro dos Nogueiras, localizado na zona rural de Itapecuru-Mirim, para participar do ato de entrega de 750 kg de alimentos do PAA. Na ocasião, o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município recebeu de 19 organizações de produtores os seguintes itens do PAA: macaxeira, banana, abóbora, biscoito de mesocarpo de babaçu, alface, coco verde, limão, batata-doce, abacaxi, milho verde, mesocarpo de babaçu, maxixe, feijão verde, cheiro verde, quiabo, arroz, juçara, melão, quiabo, farinha seca e farinha d'água. A programação, organizada pela Prefeitura, cooperativas, lideranças quilombolas e autoridades, incluiu um almoço comunitário ao final do evento.
De acordo com a presidente do Quilombo Oiteiro dos Nogueiras, Maria José dos Santos, a agricultura familiar faz parte da cultura da comunidade tradicional, e foi muito enriquecedor apresentar essa realidade à Conab. “Nós temos grupos de mulheres produtoras que fazem parte do PAA, e temos nos dedicado, através do plantio e com todo o apoio que a Conab tem dado à comunidade, para melhorar ainda mais a nossa agricultura, com novas tecnologias, a fim de produzir mais alimentos e de qualidade, que vão parar na mesa de muitos brasileiros e brasileiras que precisam dessa refeição”, salientou.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br