Notícias
Leilões de PEP e Pepro mantém apoio ao escoamento de 64,7 mil de t de trigo e 16,88 mil toneladas e arroz
Em novos leilões de incentivo ao escoamento de trigo e arroz produzidos na região Sul do país, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) negociou apoio de 64,7 mil toneladas de trigo e de aproximadamente 16,88 mil toneladas de arroz, como mostra o balanço das operações de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), realizadas na manhã desta quarta-feira (24) pela Companhia.
O volume negociado para o trigo no leilão de hoje (24) corresponde a 100% do total ofertado pela estatal, sendo que o apoio ao escoamento das 64,7 mil toneladas foi negociado por meio de Pepro. Vale lembrar que na última segunda (22) outras 170,68 mil toneladas do cereal já tinham negociadas em operações de suporte ao escoamento do produto. Com isso, a Conab assegurou um apoio total a 235,38 mil toneladas do grão. O volume negociado é 36,85 mil toneladas superior ao previsto inicialmente, aumento que se tornou possível diante do deságio nas operações.
Para o arroz, a maior parte do prêmio arrematado nas operações de hoje foi destinada diretamente aos agricultores. Do total negociado para o grão nesta quarta, 16,75 mil toneladas foram por meio de Pepro, enquanto que as indústrias e comerciantes arremataram 125 toneladas pelo PEP. No total, o apoio da Companhia ao escoamento de arroz chega a 213,15 mil toneladas, uma vez que a estatal garantiu incentivo a remoção de outras 196,28 mil toneladas do grão, além do volume negociado nesta manhã.
Nos próximos dias, a Conab vai analisar a regularidade cadastral dos participantes dos leilões e publicar os nomes dos arrematantes. Na sequência serão emitidos e assinados os documentos confirmatórios da operação pela Conab e pelas Bolsas de Mercadorias que representam os arrematantes. Os participantes dos leilões desta quarta precisam comprovar a comercialização do arroz até o dia 29 de janeiro de 2026, enquanto que a comprovação do escoamento do grão deve ser realizada até 29 de maio do ano que vem. O pagamento do prêmio é realizado pela Companhia após a conferência de toda a documentação referente à comercialização e ao escoamento dos grãos.
A ação foi autorizada pelas Portarias Interministerial nº 31/2025 e nº 32/2025, ambas assinadas pelos Ministérios da Fazenda (MF), do Planejamento e Orçamento (MPO), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os documentos definem um volume total de recursos de até R$ 167 milhões para as operações.
Os leilões públicos a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), são importantes ferramentas para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, atuando como balizadora da oferta, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.
Clique aqui para acessar os resultados dos leilões.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br