Notícias
Especialista da ONU/UNOPS reforça importância de padrões de segurança em reforma da Conab em Ponta Grossa (PR)

- Equipe do UNOPS durante visita de segurança na unidade armazenadora da Conab em Ponta Grossa. Foto: David dos Santos/UNOPS
Entre os dias 11 e 12 de agosto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu um especialista internacional para temas de saúde, segurança, social e meio ambiente (HSSE, na sigla em inglês). Ricardo Ahumada, do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), esteve em Ponta Grossa, no Paraná, para reforçar a importância dos padrões de segurança relacionados ao projeto de reforma e modernização da unidade armazenadora (UA) da Conab, localizada na cidade. A visita também teve como objetivo apoiar a equipe na elaboração de um plano de mitigação de danos e prevenção de riscos socioambientais durante a obra.
Para Ahumada, em obras de grande complexidade, é essencial que sejam seguidos parâmetros que garantam a segurança de todas as pessoas envolvidas no projeto. “O UNOPS tem como uma de suas principais responsabilidades garantir que os projetos que apoiamos sejam executados com segurança, sustentabilidade e responsabilidade social. No caso do projeto em parceria com a Conab e Itaipu Binacional, nosso papel é assegurar que todas as etapas sigam normas com padrões elevados”, explicou.
No projeto de reforma e modernização das unidades armazenadoras da Conab, o UNOPS adota padrões internacionais em conformidade com a legislação brasileira e regulamentos locais de segurança. As prioridades estão centradas na segurança dos trabalhadores, com ações voltadas à prevenção de acidentes e capacitação contínua; na saúde ocupacional, com medidas de mitigação a riscos - como poeira, ruídos e agentes químicos - ; na responsabilidade socioambiental, por meio da gestão de resíduos, uso eficiente de recursos e práticas sustentáveis; e no engajamento social, reduzindo as perdas de grãos e contribuindo para o aumento da capacidade de armazenagem brasileira.
A atuação do UNOPS também ocorre de forma integrada, combinando análise de riscos, acompanhamento técnico em campo, protocolos de monitoramento e auditorias. O trabalho é realizado em parceria com a Conab, com o objetivo de assegurar que as normas sejam cumpridas e incorporadas à cultura do projeto.

- Obra da Conab em Ponta Grossa seguirá padrões internacionais de segurança e sustentabilidade. Foto: David dos Santos/UNOPS
Sustentabilidade na infraestrutura
Durante a visita, também foi destacada a importância do uso responsável de energia e água, ponto importante para garantir que a obra contribua com o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com infraestrutura.
Sob a perspectiva ambiental, o UNOPS atua para reduzir impactos e promover maior eficiência no uso de recursos. As ações incluem a gestão adequada de resíduos e o uso responsável da água e de outros insumos. Dessa forma, o projeto busca não apenas atender às necessidades imediatas da Conab, mas também gerar impactos positivos de longo prazo para o meio ambiente e para a sociedade.
Para o presidente da Conab, Edegar Pretto, esse acompanhamento é fundamental, uma vez que oferecer serviços pautados na sustentabilidade é um dos valores da estatal. “É uma medida fundamental porque reafirma o papel da Conab em prestar serviços com qualidade, eficiência e sempre em acordo com a sustentabilidade, que é um valor central o qual orienta nossas ações em prol da segurança alimentar, do fortalecimento da agricultura familiar e em benefício da população brasileira. Com isso, garantimos não apenas a execução das políticas públicas, mas também o compromisso da Conab com a ética, a integridade e a responsabilidade socioambiental na promoção de um abastecimento justo e inclusivo no país”, salientou.
Já Gisele Ricobom, da Itaipu Binacional, reforçou que “as orientações do UNOPS estão em plena consonância com os valores e ações que norteiam a atuação da Itaipu, reconhecida como referência em sustentabilidade e responsabilidade social. O apoio à CONAB é uma extensão natural desse compromisso, especialmente diante da relevância social da sua missão institucional”.
Referência para outros países
A visita integra a agenda de atividades do projeto de reforma e modernização de quatro unidades armazenadoras da Conab, ficando sob a responsabilidade da UNOPS o desenvolvimento dos projetos executivos para a modernização e readequação funcional dos armazéns de Ponta Grossa, Cambé e Rolândia, no Paraná; e em Maracaju, em Mato Grosso do Sul. A unidade de Ponta Grossa contará também com execução de obras que têm a previsão de entrega para 2027.
Esta é a primeira obra em uma unidade armazenadora executada pelo UNOPS, o que reforça ainda mais a importância de garantir que sejam mitigados possíveis riscos durante a reforma. “Este é um projeto pioneiro para o UNOPS, o que também traz uma nova responsabilidade. É uma experiência brasileira que conta com grandes parceiros, como a Conab e Itaipu Binacional, em um país com padrões de infraestrutura já estabelecidos e com alto padrão para obras complexas como essa. Isso nos indica que este projeto tem grande potencial para se tornar uma referência para outros países”, explicou o gerente de projetos do UNOPS Rafael Esposel.
O projeto, que receberá o investimento da Itaipu no valor de R$ 55 milhões, vai otimizar o funcionamento das unidades armazenadoras e reduzir as perdas de grãos, contribuindo para o aumento da capacidade de armazenagem brasileira. A Conab possui em seus estoques produtos públicos e privados, além de executar ações de apoio à agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando tanto os produtores rurais quanto a população brasileira.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6389
imprensa@conab.gov.br