Notícias
AMAPÁ - Instituições socioassistenciais em Macapá recebem 8 toneladas de alimentos
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através da Superintendência Regional do Amapá, realizou, na última quinta-feira (22), a entrega de aproximadamente 8 toneladas de alimentos no estado, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). A ação foi direcionada a instituições socioassistenciais localizadas na capital Macapá, com foco em iniciativas de segurança alimentar e nutricional.
Com recursos do Plano de Trabalho nº 09/2025 celebrado com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os alimentos foram destinados ao Instituto Afro-Brasileiro Imaculada Conceição (IABIC – Sagrada Asé) e à Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA). As duas instituições atendem públicos em situação de vulnerabilidade social e integram ações voltadas ao acesso regular a alimentos.
Os produtos distribuídos foram comprados de organizações de agricultores familiares, conforme as diretrizes do Programa. O modelo prevê a compra direta da produção destes grupos, sem necessidade de intermediários, com destinação entidades da rede socioassistencial.
As organizações fornecedoras responsáveis pela entrega foram a Associação de Moradores e Produtores Rurais Remanescente do Quilombo Carmo do Maruanum (AMPRORQCAM) e a Associação dos Produtores Rurais do Maçaranduba II (APRUMA). A participação dessas associações permite escoamento da produção local e vincula a política de segurança alimentar e nutricional ao fortalecimento econômico dos produtores rurais do Amapá.
O PAA - Criado em 2003, o PAA foi instituído pelo artigo 19 da Lei nº 10.696/2003, com o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. A iniciativa surgiu no contexto da Estratégia Fome Zero, criado para combater a fome e possibilitar acesso a milhões de famílias em vulnerabilidade social, sobretudo em situação de insegurança alimentar e nutricional. A criação do PAA foi uma iniciativa da sociedade civil que integrava o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), à época, que apresentou a demanda ao Governo Federal. O PAA foi substituído em 2021 pelo Alimenta Brasil e, em 2023, foi reinstituído com foco na promoção da diversidade alimentar e de público.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br