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Fala.BR

Pesquisa comprova a eficácia da Ferramenta de Tarjamento de dados pessoais implementada pela CGU

Resultados mostram que 97% dos respondentes sabem da existência da ferramenta e 67% utilizaram o mecanismo para responder a pedidos de LAI ou outras demandas internas do órgão
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Publicado em 28/03/2025 10h52
Pesquisa comprova a eficácia da Ferramenta de Tarjamento de dados pessoais implementada pela CGU

Ferramenta de inteligência artificial, integrada ao Fala.BR, realiza o tarjamento automático de informações pessoais contidas em documentos públicos

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, entre os dias 11 e 16 de fevereiro, a 2ª edição da pesquisa sobre o uso da Ferramenta de Tarjamento de dados pessoais no Fala.BR. O objetivo foi coletar informações atualizadas sobre a utilização da ferramenta, considerando os ajustes e melhorias implementados nos últimos meses.

Entre essas melhorias, destacam-se a redução de ocorrências de falso positivo, a implementação do reconhecimento de padrões de contas bancárias e aprimoramentos na validação de CPFs.

Pesquisa

A pesquisa permitiu analisar variações no uso da ferramenta de tarjamento e compreender a percepção dos usuários seis meses após a primeira edição, realizada em agosto de 2024.

Foram recebidas 185 respostas de 138 órgãos e entidades diferentes. A pesquisa mostrou que 97% dos respondentes sabem da existência da ferramenta. Quanto ao uso, 67% dos respondentes afirmaram tê-la utilizado, seja para responder a pedidos de LAI ou para atender a outras demandas internas do órgão. O percentual de usuários aumentou em 26 pontos percentuais. Quanto à entrega efetiva de documentos com dados pessoais tarjados, 59% dos órgãos afirmaram que a ferramenta possibilitou essa entrega.

Entre os órgãos que não utilizaram a ferramenta, os principais motivos apontados foram a ausência de necessidade de tarjar dados pessoais ou o uso de uma ferramenta própria para esse fim. Dos usuários que utilizaram a ferramenta, 55% consideram fácil utilizá-la.

As contribuições recebidas na pesquisa serão utilizadas pela CGU para a avaliação de oportunidades de melhoria na ferramenta, de forma a possibilitar que ela se torne ainda mais útil e eficiente.

Ferramenta

Controladoria-Geral da União (CGU) lançou, no dia 28 de junho de 2024, uma ferramenta de inteligência artificial para o tarjamento automático de informações pessoais contidas em documentos públicos. A ferramenta está integrada ao sistema Fala.Br, plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal, e poderá ser utilizada por todos os 330 órgãos e entidades do Poder Executivo federal, bem como pelos mais de 2.700 órgãos ligados aos 26 estados e Distrito Federal e a 1.592 municípios que adotam os módulos Acesso à Informação ou Ouvidoria do Fala.BR.
Desenvolvida originalmente pela Petrobras, a nova ferramenta foi adaptada pela CGU para seu uso em larga escala no Fala.Br. Ela permite a identificação e ocultamento automático de dados pessoais em documentos solicitados pela Lei de Acesso à Informação (LAI) ou decorrentes de demandas de ouvidoria.

Acesse:

Fala.BR
FAQ da ferramenta de tarjamento no site da LAI

Comunicações e Transparência Pública
Tags: CGUFala.BRTarjamento de dados pessoais
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