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Ação Global: Ouvidorias públicas atendem mais de quatro mil cidadãos em todo o país
Em todos os municípios participantes foi montado o Estande das Ouvidorias Públicas
No último sábado (26), ouvidorias públicas de todo o país prestaram 4.025 atendimentos a cidadãos que participaram da 25ª edição da Ação Global. O balanço se refere ao número geral de orientações fornecidas, recolhimento de manifestações (denúncias, reclamações e solicitações sobre serviços públicos) e pedidos de acesso à informação - nas esferas federal, estatual, distrital e municipal. A Ação Global foi realizada em 25 cidades.
Em todos os municípios participantes foi montado o Estande das Ouvidorias Públicas. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Transparência (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União, busca ampliar o conhecimento da população sobre mecanismos de participação social para a melhoria da gestão pública. O maior número de atendimentos prestados ocorreu no município de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, com um total de 485 registros, seguido de Caruaru (PE), com 428 atendimentos, e Natal (RN), com 401. Confira o quadro geral de atendimentos por localidade:
| ESTADO | MUNICÍPIO | ATENDIMENTOS |
|---|---|---|
| AC | Plácido de Castro | 15 |
| AL | Palmeira dos Índios | 94 |
| AM | Rio Preto da Eva | 400 |
| AP | Macapá | 102 |
| BA | Salvador | 102 |
| CE | Fortaleza | 156 |
| DF | Itapoã | 82 |
| ES | Cachoeiro do Itapemirim | 485 |
| GO | Aparecida de Goiânia | 246 |
| MA | São Luis | 86 |
| MT | Várzea Grande | 209 |
| MG | Contagem | 101 |
| PB | CANCELADO | - |
| PR | Pato Branco | 137 |
| PE | Caruaru | 428 |
| PI | Parnaíba | 30 |
| RJ | Rio de Janeiro | 90 |
| RN | Natal | 401 |
| RN | Mossoró | 85 |
| RO | Porto Velho | 331 |
| RR | Boa Vista | 242 |
| SC | CANCELADO | - |
| SP | Cotia | 103 |
| SE | CANCELADO | - |
| TO | Pedro Afonso | 100 |
| TOTAL | 4.025 | |
Importante destacar que, em razão da greve dos caminhoneiros, os eventos na Paraíba, em Santa Catarina e em Sergipe foram cancelados. Além disso, houve três localidades para as quais as equipes da CGU não conseguiram deslocamento, o que prejudicou o atendimento.
Também foram fornecidas orientações sobre controle social e utilização de canais eletrônicos de interação entre a sociedade e o Poder Público, além da distribuição de cartilhas e manuais sobre esses temas. O trabalho foi coordenado pela Ouvidoria-Geral da União, em conjunto com as Superintendências Regionais da CGU e os integrantes da Rede de Ouvidorias. Em cada local, o Estande reuniu ouvidorias das esferas administrativas (Federal, Estadual, Distrital e Municipal), em parceria com órgãos de controle e entidades de defesa da cidadania, como tribunais de contas e ministério público.
Ação Global
A 25ª edição da Ação Global contabilizou mais de meio milhão de atendimentos a um público de cerca de 300 mil pessoas em todo o país. Parceria da Rede Globo com o Serviço Social da Indústria (SESI), a iniciativa promoveu serviços gratuitos de cidadania, qualidade de vida e prevenção de saúde, simultaneamente em 27 cidades e no Distrito Federal. Educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental foram os temas enfocados na edição.