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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2017 05 Ação Global: Ouvidorias públicas registram mais de 11 mil atendimentos em todo o país
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Ação Global: Ouvidorias públicas registram mais de 11 mil atendimentos em todo o país

Em iniciativa com participação do Ministério da Transparência (CGU), cidadãos manifestaram sobre casos de corrupção e má prestação dos serviços nas esferas federal, estadual e municipal
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Publicado em 29/05/2017 17h31 Atualizado em 13/02/2023 09h21
Ouvidorias Públicas recebem mais de 11 mil atendimentos sobre Serviço Público

Ação no Sol Nascente, no Distrito Federal, prestou mais de 422 atendimentos de ouvidoria - Foto: Ascom/CGU

Nesse sábado (27), as Ouvidorias Públicas prestaram um total de 11.662 atendimentos a cidadãos em todo o Brasil, durante a 25ª edição da Ação Global. O balanço se refere ao número geral de orientações fornecidas, recolhimento de manifestações (denúncias, reclamações e solicitações sobre serviços públicos) e pedidos de acesso à informação - nas esferas federal, estatual, distrital e municipal. A Ação Global contou com estandes em 27 cidades selecionadas e no Distrito Federal.

Confira a galeria de fotos (Flickr)

A iniciativa inédita, promovida pelo Ministério da Transparência (CGU), ampliou o conhecimento da população sobre mecanismos de participação social para a melhoria da gestão pública. O maior número de atendimentos prestados ocorreu no município amazonense de Parintins, com um total de 1.910 registros, seguido de Santana do Parnaíba-SP (1.139) e Rio de Janeiro-RJ (1.114). Confira o geral de atendimentos por localidade:

EstadoMunicípioAtendimentos
Acre Rio Branco 235
Alagoas Maceió 336
Amapá Macapá 14
Amazonas Parintins 1910
Bahia Salvador 118
Ceará Fortaleza 489
Distrito Federal Sol Nascente 422
Espírito Santo Linhares 100
Goiás Aparecida de Goiânia 182
Maranhão São Luís 192
Mato Grosso Sinop 193
Mato Grosso do Sul Três Lagoas 612
Minas Gerais Brumadinho 649
Pará Castanhal 96
Paraíba João Pessoa 631
Paraná Ponta Grossa 214
Pernambuco Goiana 79
Piauí Teresina 84
Rio de Janeiro Rio de Janeiro 1114
Rio Grande do Norte Natal 1002
Rio Grande do Norte Mossoró 59
Rio Grande do Sul São Francisco de Paula 844
Rondônia Ariquemes 145
Roraima São João da Baliza 139
Santa Catarina Mafra 459
São Paulo Santana da Parnaíba 1139
Sergipe Aracaju 54
Tocantins Gurupi 151
TOTAL 11.662

Também foram fornecidas orientações sobre controle social e utilização de canais eletrônicos de interação entre a sociedade e o Poder Público, além da distribuição de cartilhas e manuais sobre esses temas. O trabalho foi coordenado pela Ouvidoria-Geral da União, área ligada ao Ministério da Transparência (CGU), em conjunto com as Superintendências Regionais da Pasta. Em cada local, o Estande reuniu ouvidorias das esferas administrativas (Federal, Estadual, Distrital e Municipal), em parceria com órgãos de controle e entidades de defesa da cidadania, como tribunais de contas e ministério público.

Para o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller, a iniciativa fortaleceu a instituição ouvidoria como instrumento efetivo de controle, participação social e defesa de direitos junto à população. “Foi uma experiência enriquecedora onde pudemos materializar o projeto de integração entre esferas e poderes do setor público. O mais importante foi facilitar o contato direto com o cidadão, sem intermediários”, afirmou.

Ação Global

A 26ª edição da Ação Global contabilizou 1.158.784 atendimentos a um público de mais de 470 mil pessoas em todo o país. Parceria da Rede Globo com o Serviço Social da Indústria (SESI, a iniciativa promoveu serviços gratuitos de cidadania, qualidade de vida e prevenção de saúde, simultaneamente em 27 cidades e no Distrito Federal.

Tags: cguouvidoriaação globaldenunciasmanifestaçõesreclamaçõesservicos publicos
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