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Controladoria-Geral da União atende manifestações de ouvidoria pelo Facebook

Serviço via mensagem privada é pioneiro da Administração Pública Federal
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Publicado em 04/04/2016 13h44 Atualizado em 16/02/2023 13h15

A Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolveu, há 8 meses, proposta para auxiliar cidadãos a se comunicar com a Administração Pública. A ação é iniciativa das redes sociais da CGU, em parceria com a Ouvidoria-Geral da União (OGU), e facilita o processo de envio de solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios da população, por meio de mensagem privada no Facebook. Desde agosto do ano passado, já foram realizados mais de 300 atendimentos pela rede social.

No dia 22 de março, foi feita publicação de GIF (imagem animada) explicando como o indivíduo pode denunciar irregularidades com recursos federais pela rede social da CGU. O post teve como intuito reforçar a ação e instruir cidadãos que desconhecem a iniciativa. Até o momento, a publicação alcançou mais de 223 mil pessoas, com cerca de 1,6 mil curtidas e 2 mil compartilhamentos.

A iniciativa é pioneira e visa facilitar o envio de manifestações. A partir da publicação do post, foram recebidas dezenas de mensagens no Facebook. Alguns usuários destacaram a iniciativa por ampliar os canais de participação popular da sociedade. Outros, ainda, ressaltaram a importância da ferramenta para a modernização da Administração Pública.

O cidadão interessado em enviar manifestação deve enviar mensagem privada para o perfil da CGU, que será registrada no e-OUV (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal). Em seguida, será encaminhado número de protocolo ao cidadão para que acompanhe o processo e receba resposta para sua demanda. É importante ressaltar que a resposta sobre análise da manifestação será feita pelo e-OUV.

via GIPHY

Tags: redes sociaise-ouv
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